27 de Abril de 2024
27 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 30 de Novembro de 2014, 08:30 - A | A

Domingo, 30 de Novembro de 2014, 08h:30 - A | A

Paralisação à Vista

Servidores do Detran/MT “cobram” realização de concurso público e ameaçam entrar de greve na quarta (03)

“Hoje existe uma defasagem muito grande de servidores no Detran", diz presidente do Sindicato

por Lucione Nazareth / VG Notícias

Os servidores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) prometem paralisar as atividades na próxima quarta-feira (03.12), caso o diretor-presidente da autarquia, Eugênio Destri, não realize a contratação da empresa para elaborar e executar o concurso público do órgão.

De acordo com a presidente Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Sinetran-MT), Daiane Renner, o concurso público foi uma das promessas da direção da autarquia e também do governo do Estado, durante a paralisação dos servidores ocorrida em 2013, que durou 24 dias. Segundo ela, a promessa era que o concurso público, que deve ofertar 500 vagas, fosse realizado em 2014.

“Naquela oportunidade eles prometeram que iriam realizar o concurso público para contratação de servidores, já que o número é muito abaixo da demanda. Mas já sepassaram mais de um ano e o concurso ainda continua apenas na promessa, e quem sofre com isso somos nós, os servidores e a população que utiliza o serviço do Detran” declarou a presidente do Sinetran.

Daiane relatou que em 2013 foi formada uma comissão, com servidores do Detran e também com os da Secretaria de Administração do Estado, para realizar os estudos na “montagem” do concurso público. “Os trabalhos da comissão terminaram em junho e até agora nada”, disse Renner.

Segundo ela, na última quarta-feira (26.11) a categoria deliberou para indicativo de greve e aguarda até a próxima terça (02.12) para que o presidente do Detran assine o contrato com uma empresa para elaborar e executar o concurso público.

“Queremos além da contratação, que o edital do concurso seja lançado no próximo mês, e as inscrições iniciem ainda este ano. Caso nada disso seja cumprido iremos entrar em greve”, declarou Daiane.

Detran/MT- Segundo a presidente do Sinetran atualmente cerca de 900 servidores prestam serviço no Departamento de Trânsito do Estado, sendo que o número ideal, conforme levantamento do Sindicato seria de 2,1 mil profissionais.

“Hoje existe uma defasagem muito grande de servidores no Detran. A situação piora ainda mais se levarmos em conta os profissionais que estão se aposentando, aí o número fica menor ainda”, explicou Daiane.

Renner revelou que por conta do “baixo” número de servidores, muitos profissionais estão em desvio de função e outros adoecendo por conta do excesso de trabalho. “O concurso vai ajudar a todos, e é necessário que a direção do Detran e o Estado o realize urgentemente porque a tendência é que o serviço piore por conta da falta de profissional na autarquia”, alertou a presidente do Sindicato.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760