25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 06 de Junho de 2014, 16:36 - A | A

Sexta-feira, 06 de Junho de 2014, 16h:36 - A | A

Saúde do Estado descarta surto da gripe H1N1 e divulga dados

Ministério da Saúde, surto é caracterizado como ocorrência de casos em comunidade fechada ou ambiente hospitalar

Assessoria SES/MT

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso descarta surto de H1N1 ao mesmo tempo em que divulga dados de ocorrências no Estado. O esclarecimento se faz necessário devido ao rumor propagado em redes sociais de que em Mato Grosso e em determinados bairros de Cuiabá está sendo aplicada a quarentena por ocorrência da doença.

Conforme o Ministério da Saúde, surto é caracterizado como ocorrência de casos em comunidade fechada ou ambiente hospitalar. Os casos notificados de H1N1no estado de Mato Grosso ocorrem em diversos municípios. Já em Cuiabá as notificações foram registradas em diferentes bairros, o que não caracteriza surto.

A quarentena é o isolamento de pessoa suspeita de doença para contenção de contágio. No caso da Influenza H1N1, o vírus é de circulação mundial, o método de quarentena não se aplica para esta doença.

No estado de Mato Grosso ocorre à circulação de quase todos os tipos de vírus da Influenza (gripe) e ocorre sazonalmente (todos os anos). A principal forma de prevenção é a lavagem das mãos com frequência, além da vacinação, conforme grupos definidos para cada campanha. A vacina protege contra os subtipos virais (A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B) responsáveis pela forma mais grave da doença, evitando óbitos.

Os dados de ocorrências de gripe no estado são divulgados quinzenalmente por meio de boletim informativo e disponibilizado para todas as regiões do estado, além da publicação nos sites Oficiais do Governo, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria de Estado de Comunicação.

Dados: De 1º de janeiro a 06 de junho de 2014, foram notificados 132 casos de Influenza (gripe) em Mato Grosso. Destes 24 positivos para Influenza H1N1, um positivo para Influenza B, um positivo para influenza H3 Sazonal e dois casos de gripe por critérios epidemiológicos e os demais estão sob investigação.

Foram notificados 15 óbitos, sendo 12 confirmados por H1N1 (quatro em Cuiabá, um em Rosário Oeste, um em Várzea Grande, um em Tapurah, um em Jaciara, um em Guarantã do Norte, dois em Rondonópolis, um em Lucas do Rio Verde) e três casos sob investigação por gripe (um em Várzea Grande, um em Rondonópolis, um em Tabaporã).

SOBRE A INFLUENZA: É uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C. Apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana, sendo os principais causadores das epidemias anuais.

FORMAS DE CONTÁGIO: Um indivíduo infectado pode transmitir o vírus no período compreendido entre dois dias antes do início dos sintomas até cinco dias após os mesmos. A transmissão mais comum é a direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas expelidas pelo indivíduo infectado ao falar, tossir e espirrar. Pode-se transmitir a doença pelo modo indireto, por meio do contato com as secreções do doente.

SINAIS E SINTOMAS: febre maior que 38°C com duração em torno de três dias, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor nos músculos), calafrios, prostração, tosse seca, dor de garganta, espirros e coriza, pele quente e úmida, olhos hiperemiados (vermelhos) e lacrimejantes, garganta seca, rouquidão e sensação de queimação retroesternal ao tossir, aumento dos linfonodos cervicais, sintomas gastrintestinais (diarreia), astenia (fraqueza) e náuseas.

PREVENÇÃO: lavagem das mãos com frequência, em especial ao retornar para casa, antes de preparar e/ou consumir qualquer alimento, antes de qualquer serviço, depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro; lavar os brinquedos das crianças com mesmo quando não estiverem visivelmente sujos; restringir contato de familiares portadores de doenças crônicas e gestantes com o doente; utilização de máscara pelo doente; evitar aglomerações de pessoas e ambientes fechados, em especial na época de epidemia; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (ate cinco dias após o início dos sintomas); vacinação contra influenza para a prevenção da doença e suas consequências.

A lavagem das mãos deve ser feita com utilização de sabão, lavando inclusive os espaços entre os dedos e os pulsos, durante no mínimo uns 15 segundos, enxaguando e secando com toalha limpa.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760