Istock

Anvisa recomenda a reaplicação do protetor a cada duas horas,
Verão remete a férias, altas temperaturas e maior exposição aos raios solares. Mas, na hora de se proteger contra a radiação, os brasileiros deixam a desejar e se expõem a males como queimaduras, ressecamento e até câncer de pele. Pesquisa do Instituto Mauricio Pupo de Educação e Pesquisa (Ipupo) mostrou que 57% dos entrevistados não passam protetor solar todos os dias.
Outro dado do levantamento, feito com 1.024 pessoas, entre 18 e 65 anos, preocupa: 19% dos entrevistados usam o fotoprotetor apenas quando vão à praia, piscina ou caminhada e 71% não reaplicam o produto. A Anvisa recomenda a reaplicação após duas horas, já que após esse período o poder de filtrar as radiações UVA e UVB é reduzido.
O farmacêutico Lucas Portilho, especialista em Cosmetologia (área que estuda a aplicação de cosméticos) e que organizou o estudo ao lado do professor Mauricio Pupo, explica que o uso do filtro solar é uma das ferramentas mais importantes para prevenir o envelhecimento da pele e o câncer na região. “As pessoas não têm ideia do perigo que o sol pode causar. É preciso passar protetor até mesmo em dias nublados, pois a radiação continua entrando em contato com a pele, mesmo com uma intensidade menor ”.
CUIDADO
70%
Dos entrevistados pela pesquisa do Ipupo não aplicam o filtro solar em dias nublados ou chuvosos. Porém, as nuvens não filtram a radiação e graves queimaduras de pele podem ocorrer mesmo nesses dias
86%
Não perguntam ao dermatologista qual melhor indicação de protetor solar. Poucos sabem que o protetor solar adequado inclui a análise de características de pele, hábitos ocupacionais e histórico de doenças de pele.
134.170
Número de novos casos estimados de câncer de pele melanoma (maligno), no Brasil, em 2012, segundo o Inca. Do total de casos, a maior parte (71.490) é em mulheres. Em 2010, 1.521 morreram vítimas desse tumor.
Brasil tem alto índice ultravioleta
Além de não passar o filtro solar, o brasileiro não se preocupa com outras formas de proteção. Ainda segundo a pesquisa, apenas 8% dos entrevistados utiliza roupas para se proteger do sol. Além disso, a maior parte dos entrevistados (52%) aplica o protetor apenas no rosto, deixando desprotegida a pele do restante do corpo.
Mauricio Pupo alerta que o Brasil é um dos países com maiores índices ultravioleta do mundo por se localizar numa região tropical do planeta. “Aqui, a exposição solar é uma cultura que está comumente associada a hábitos saudáveis, o que como já se sabe, nem sempre é verdade”, disse.
Segundo o estudo, os fatores de proteção (FPS) preferidos dos brasileiros são o 30 e o 50. Apenas 17% revelaram utilizar protetores solares com FPS igual a 60. Especialistas lembram que um fotoprotetor com FPS 30 já é considerado de uma alta proteção — absorve mais de 96% da radiação UVB.
Comentários (0)
O VG Notícias não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.
Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!