26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014, 07:30 - A | A

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2014, 07h:30 - A | A

Gestão Walace

Porto Seguro e Carneiro e Carvalho abandonam obra em Escola Municipal de VG; Obra está parada e sem previsão para concluir

Há mais de um ano em obras, Escola Municipal de VG não tem previsão de ser entregue. Crianças já foram remanejadas duas vezes para prédios diferentes.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A escola municipal professor Paulo Freire, no bairro Jardim Glória II, em Várzea Grande, está há mais de um ano em reforma e não tem previsão para ser entregue, denunciam pais de alunos, à reportagem do VG Notícias.

De acordo com eles, em outubro de 2013 a Secretaria Municipal de Educação retirou aproximadamente 450 crianças da escola, com a promessa de reformar o prédio - e que em fevereiro de 2014, entregaria o prédio reformado.

Conforme os pais, as crianças foram remanejadas para uma Igreja Católica por alguns meses, mas o padre responsável pelo prédio não quis renovar o contrato com a Prefeitura e, novamente, as crianças tiveram que mudar de local. Desta vez, levaram os alunos para o CRAs, no Jardim dos Estados. Porém, os pais denunciam que até o momento as obras estão paradas e não há previsão de ser entregue.

Segundo os pais, duas construtoras começaram o serviço e abandonaram. “Quebraram os muros e paredes e não voltaram mais para fazer a obra. Deixaram a escola praticamente abandonada. Nada está pronto e nem existe previsão. O prefeito parece que se esqueceu dessa reforma. Já se gastou muito e nada foi entregue ainda”, relatou um pai indignado com a situação.

Outro Lado – Em entrevista ao VG Notícias, o secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião, disse que a demora pela reforma está ocorrendo devido às péssimas condições estruturais que se encontrava o prédio.

Segundo ele, o Conselho Regional de Engelharia e Agronomia (CREA/MT) apresentou um laudo técnico apontando que o local tinha falhas gravíssimas estruturais – correndo risco de cair, e falhas na parte elétrica, podendo pegar fogo em decorrência de curto-circuito. Além disso, o Ministério Público notificou a Prefeitura para que fosse realizada imediatamente reforma na escola.

De acordo com Jonas, para a obra ser executada foi “alocado” um recurso da Prefeitura, porém, não quis revelar o valor e desconversou. Quanto à construtora, o secretário confirmou que duas empresas iniciaram os trabalhos, mas pararam. A primeira foi à empresa Porto Seguro Comércio Informática, Papelaria e Terraplanagem Ltda ME, foi responsável pela execução. Ela começou e depois achou que o recurso não era suficiente e parou.

“O dinheiro disponível para fazer a reforma não deu porque descobrimos que deveríamos fazer uma reforma geral. Por conta disso, paralisamos a obra”, contou.

Meses depois, segundo o secretário, a reforma foi retomada pela empresa Carneiro e Carvalho. No entanto, por conta de suspeitas de irregularidades em licitação com a Prefeitura, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que o município suspendesse o contrato e todos os pagamentos para a Construtora, mais uma vez a obra foi interrompida.

“Agora já começamos a elaborar um novo processo licitatório para contratar uma nova empresa para executar a obra. Com a empresa já habitada, acredito que em 30 dias essa obra será executada e entregue”, garantiu Jonas Sebastião.

Vale destacar, que as duas empresas já foram denunciadas por suposto esquema em licitação na gestão do prefeito Walace Guimarães. Clique aqui e confira matéria relacionada.

Clique aqui e confira matéria relacionada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760