O Governo de Mato Grosso decidiu alterar o projeto de intervenção na região do Portão do Inferno, na rodovia MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, a 64 km da Capital. Agora, a obra contará com a construção de um túnel, e não mais com o retaludamento — alternativa inicialmente anunciada.
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Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), a mudança foi definida após novos estudos técnicos, que só puderam ser realizados com o avanço das obras no local. A expectativa é que o edital de licitação para contratação da empresa responsável pelo projeto seja lançado em agosto.
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A Pasta argumenta que todas as ações realizadas até o momento foram necessárias para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Entre as intervenções já executadas estão a estabilização do talude e a remoção de blocos rochosos que apresentavam risco de deslizamento.
A construção do túnel foi apontada como a solução mais adequada após sondagens geotécnicas e levantamentos topográficos com uso de tecnologia de detecção remota. A mudança também foi recomendada por pareceres técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Além de reduzir impactos sociais e ambientais, a construção do túnel permitirá que o tráfego na MT-251 continue durante a execução da obra — um dos fatores considerados decisivos na nova proposta.
Desde os deslizamentos registrados em dezembro de 2023, o governo estadual tem adotado medidas emergenciais para garantir a segurança na rodovia. Entre elas estão a instalação de barreiras dinâmicas e a retirada de grandes blocos instáveis. Também foi implementada uma restrição à passagem de veículos pesados na área, como forma de reduzir riscos e preservar a estrutura da via.
Inicialmente, o Governo havia optado pelo retaludamento — técnica de corte da encosta — por oferecer uma resposta mais rápida. No entanto, com os novos estudos, a construção do túnel passou a ser considerada mais eficaz como solução definitiva para o trecho crítico da MT-251.
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