14 de Maio de 2025
14 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
14 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021, 08:00 - A | A

Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021, 08h:00 - A | A

Ensino híbrido

Porto destaca investimento de R$ 450 milhões e cita retorno gradativo das aulas presenciais com "sinal verde" da Saúde

Adriana Assunção/VG Notícias

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, em entrevista coletiva à imprensa nessa terça-feira (19.01) anunciou investimentos de R$ 450 milhões para melhorar a infraestrutura das escolas e para investimentos na área pedagógica. Ele avaliou como grave os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE que apontam que 1,5 milhão de estudantes não concluíram a Educação básica.

Para o secretário, os investimentos anunciados pelo governador Mauro Mendes (DEM), durante a assinatura de 51 convênios com 26 municípios, para construção e reforma de escolas e aquisição de veículos e equipamentos escolares, e uma série de ações e programas de investimentos devem solucionar o sistema estruturado de ensino.

“O Governo do Estado de Mato Grosso, com o Programa Mais MT, com o ‘Programa Evasão Zero Gestão 10’ tem uma série de ações não só para melhorar a estrutura, isso é muito importante, mas o nosso projeto é mais amplo, a nossa prioridade é investir na área pedagógica, então, só na área pedagógica serão investidos algo em torno de 450 milhões”, afirmou o secretário.

Segundo Porto, esses investimentos abrangem além da formação continuada, material didático também será ofertado, bem como assessoria, apoio, monitoramento para as 700 escolas, estabelecendo metas e indicadores.

“Estou falando de material pedagógico de excelência, estou falando de uma formação continuada com vários atores, com universidades, com os nossos professores. Temos aí agora o modelo híbrido, vamos iniciar já no próximo mês uma formação continuada para todos os professores do Estado e da rede estadual. É uma ferramenta, ela não vai substituir o professor, mas vai ajudar muito nesse momento que a gente está passando”, destacou Porto.

Ele ainda destacou que o Governo decidiu pelo retorno das aulas em fevereiro de forma não presencial, mas espera sinal verde da Secretaria de Saúde, para retomar de forma gradativa pelo sistema híbrido (em que intercala alunos estudando de forma presencial e a outra parte de forma não presencial).

“Vamos avaliar toda semana, a ciência já falou que a escola é um espaço seguro, respeitando os protocolos de segurança. Quando os técnicos da saúde nos derem um sinal verde, vamos retomar de forma gradativa pelo sistema híbrido. Já temos diversos exemplos, municípios irão retomar pelo sistema híbrido. Em São Paulo já está retornado de forma gradativa”, afirmou o secretário.

 
 
 
 
 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760