25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 03 de Setembro de 2015, 10:40 - A | A

Quinta-feira, 03 de Setembro de 2015, 10h:40 - A | A

Esquema

Operação da DEFAZ prende servidor de carreira do Detran/MT

O servidor de carreira também responderá processo administrativo no Detran.

Redação VG Notícias

O servidor de carreira do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), Roberto Ramos dos Santos, e o ex-servidor comissionado, Eraclito Costa e Silva, foram presos na manhã desta quinta-feira (03.09) em Cuiabá, durante operação deflagrada pela Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), por suposta participação em esquema montado no órgão para transferir documentos de veículos. A operação contou com a ajuda da Delegacia de Polícia de Chapada dos Guimarães e do Detran/MT.

Ao todo quatro pessoas já foram presas por participar do esquema desarticulado. Em agosto, o despachante Naianderson Godinho da Rocha, 41, e o ex-servidor Antônio Jefferson, foram presos em flagrante no momento que entregaram documentos de dois veículos e o pagamento ao diretor, na Ciretran em Chapada. Todos respondem por associação criminosa e corrupção ativa. O servidor de carreira também responderá processo administrativo no Detran.

De acordo com a Polícia Judiciaria Civil, o esquema começou a ser desarticulado depois que o diretor da Ciretran de Chapada dos Guimaraes foi procurado pelos envolvidos com proposta para acelerar o tramite de processos de transferência da documentação de veículos dentro do Detran. Ele simulou aceitar e comunicou o Detran, em Cuiabá, que acionou a Polícia Civil para investigar.

Inicialmente seriam transferidos um automóvel Corolla e uma caminhonete S10, ambos os veículos com placas de Várzea Grande. Para cada documento seria pago R$ 200,00. "Eles chamam de pula-pula, que é colocar o procedimento na frente, dar preferência. Esse serviço é chamado também de vip. Pegam o procedimento, vão ao Ciretran, pagam a taxa e depois pagaria para o chefe do Ciretran e o documento sai na hora, por isso é pula- pula", explicou o delegado Diego Alex Martiminano.

Já a delegada da Defaz, Cleibe Aparecida de Paula, disse que a vida patrimonial do servidor Roberto, preso nesta quinta-feira, será levantada em razão de estar acima do que ganha como servidor público, configurando enriquecimento ilícito. Conforme a delegada, o segundo preso, Eraclito, foi chefe de todas as Ciretrans no Estado e contava com conhecimento do funcionamento das unidades.

Foram apreendidos documentos e notebooks que serão analisados. Os presos ficarão recolhidos na Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães, onde estão os dois comparsas presos em agosto. Os mandados foram expedidos pela comarca do município de Chapada.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760