17 de Junho de 2024
17 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 08:32 - A | A

Terça-feira, 18 de Outubro de 2022, 08h:32 - A | A

investimento

Hospital Santa Rita irá inaugurar UTI infantil e investe em ala hemodinâmica

Segundo Dr. Farina, às mães que não se sentiam seguras - em ter seus filhos na unidade em Várzea Grande - não tem mais o que temer

Adriana Assunção/VGN

Os várzea-grandenses contarão com uma estrutura completa até dezembro de 2022 no Hospital e Maternidade Santa Rita, em Várzea Grande. Com a UTI adulta já em funcionando há alguns anos, o médico Alencar Farina, proprietário do Hospital, afirmou ao que investe também na abertura da UTI infantil e na Ala Hemodinâmica, para diagnóstico e tratamento de doenças do coração.

“Espero que até dezembro possamos inaugurar a UTI infantil e ala hemodinâmica, uma ala que estamos há algum tempo trabalhando, para as pessoas que tiveram infarto, algum problema cardíaco, um AVC, algum problema vascular qualquer, que elas possam ser tratadas aqui em Várzea Grande, através da hemodinâmica”, declarou o médico.

Segundo Dr. Farina, com a estrutura, as mães que não se sentiam seguras - em ter seus filhos na unidade em Várzea Grande - não têm mais o que temer, especialmente quando enfrenta uma gestação de alto risco. 

VGN

Dr. Alencar Farina

 

“Realmente uma gestação de alto risco pode precisar de uma UTI para mãe – e isso nós já temos -, mas a UTI para a criança, para o recém-nascido, não tínhamos e teremos. Com isso, as mães que tiverem suas gestações de alto risco podem ficar hoje em Várzea Grande. Poderão ter seus filhos aqui em Várzea Grande e não há necessidade de ir para Cuiabá”, comemorou.

Leia também: Deputado do MDB/MT diz torcer para que Justiça mantenha Abílio na Câmara Federal

Já em relação à hemodinâmica, Farina contou que enfrentou algumas dificuldades para adquirir o novo aparelho que veio importado, mas ressaltou que se trata de um dos quatro melhores do país. Contudo, avalia que o investimento irá compensar, pois os pacientes não precisarão deixar a UTI para realizar o exame em Cuiabá.

“Finalmente chegou e a gente espera nos próximos 60 dias poder inaugurar. Hoje o paciente interna aqui infartado, precisa ir fazer seu exame de hemodinâmica em Cuiabá e retornar para UTI, quer dizer, a gente espera com a hemodinâmica aqui, que o paciente faça o exame aqui internamente e volte para UTI”, disse o médico. 

É muito bom, ver o sonho sendo realizado, quando peguei esse Hospital em 2012, ele era um hospital de 30 leitos. Tinha um Pronto Atendimento modesto e hoje a gente vê toda essa estrutura. Isso é ótimo.

Farina também externou que enfrentou dificuldades para empreender por falta de apoio dos governantes do passado. Apesar disso, relatou que conseguiu superar com ajuda do filho que também é médico e pelas políticas do atual Governo.

“É um sonho que a gente vinha perseguindo já há algum tempo. Consegui, de 2018 para cá, melhorar isso até pela chegada do meu filho, médico e hoje é o diretor-geral do Hospital. Ele teve a oportunidade de ir para o Hospital Osvaldo Cruz, São Paulo, onde fez uma pós-graduação de dois anos e de 2018 para cá ele tem me ajudado e muito. Com certeza ele tem sido meu braço direito e esquerdo. Essa realização toda, não tenha dúvida, que com ajuda dele,  facilitou e facilitou muito”, declarou.

O médico Alencar Farina destacou também que os investimentos não param. Segundo ele, o Pronto Atendimento ainda precisará ser reformado. “Vamos precisar reformar porque o Hospital cresceu. Teremos mais de 90 leitos e há necessidade de termos um Pronto Atendimento a altura da população de Várzea Grande. Hoje temos um Pronto Atendimento modesto para a estrutura que nós construímos. Então, para o próximo ano, para o primeiro semestre do próximo ano, a gente espera iniciar essa obra de reforma. A meta é concluir até junho e julho”, destacou Farina.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760