Os servidores públicos reuniram na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) nesta quarta-feira (07.12), para acompanharem a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 7/2022, a chamada “PEC dos Aposentados”. A PEC cogita isentar de taxação dos aposentados e pensionistas do Estado até o valor do teto do regime geral, que é de R$ 7.087,22.
O conversou com a aposentada Marta Metello que externou a expectativa pela aprovação, já que a PEC dos Aposentados é considerada inconstitucional pelo líder Governo na AL, deputado Dilmar Dal Bosco (União). “Se é inconstitucional, precisamos continuar na luta, vamos partir para judicialização. Temos que conquistar esse direito, conquistado através de nossa força de trabalho para o Estado”, disse Marta.
Entregamos toda nossa força de trabalho em mais de 30 anos, para não usufruir de nossas conquistas. Prestamos serviço ao Estado, então, é mais que um direito
Portadora de uma doença autoimune, a aposentada aponta as dificuldades para comprar medicamento. Segundo ela, esse benefício também é essencial para uma alimentação de qualidade. “Apesar que sou uma profissional de nível superior, nem todos os aposentados são, eu sei o quanto custa os medicamentos. Se eu sinto a limitação do meu salário, imagina os que são de nível médio e elementar. O custo é alto não só para medicamento, mas para a alimentação.”
Leia mais: “Novamente a Assembleia faz projeto dando falsas esperanças”, diz Dilmar sobre PEC dos Aposentados
Marta Metello também criticou a comparação do governador Mauro Mendes (União) entre a aposentadoria de um servidor com a aposentadoria na rede privada. “É uma injustiça, a meu ver, porque ele jamais poderia comparar um servidor público com um servidor do Estado, que um servidor do Estado é de alto nível. Os empresários parecem que tem uma rixa com os servidores públicos, porque os profissionais mais qualificados se encontram prestando serviço ao Estado, e eles ficam com a reserva de trabalhadores. Ele quer comparar porque é empresário, é um dos que não gostam dos servidores públicos.”
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).