O ClimaVivo registrou um fenômeno chamado microexplosão durante tempestade que atingiu Cuiabá nessa sexta-feira (23.10). Câmeras do Hotel Taiamã, na avenida do CPA, gravaram a ação do vento. Confira vídeo.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, microexplosões são fenômenos climáticos formados quando as correntes descendentes de ar em uma tempestade são intensificadas e se tornam muito fortes, seja por uma carga de precipitação, seja por conta de resfriamento de evaporação. Ou seja, o fenômeno é uma nuvem carregada de ar, água, granizo e acompanhada de ventos intensos que atingem até 120 km/h.
Ainda segundo o ClimaVivo, há três estágios: o contato, quando a corrente de ar toca o chão, o outburst, quando o vento se espalha violentamente e a almofada, quando a piscina de ar frio forma uma camada que impede que o ar continue atingindo a superfície e a destruição cessa.
Estragos: Conforme o Corpo de Bombeiros, os fortes ventos causaram quedas de árvores em diversos pontos da Capital. As guarnições atenderam 10 chamados de moradores.
Siga o Instagram do VGN: (CLIQUE AQUI).
Participe do Canal do VGN e fique bem informado: (CLIQUE AQUI).