12 de Maio de 2025
12 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
12 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 12 de Abril de 2017, 13:31 - A | A

Quarta-feira, 12 de Abril de 2017, 13h:31 - A | A

Com cinco mortos

Chega ao fim rebelião no presídio de Ferrugem em Sinop

Redação VG Notícias

Terminou na manhã desta quarta-feira (12.04), a rebelião de presos na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop (a 500 km de Cuiabá). As negociações das forças de segurança foram retomadas pela manhã e os detentos entregaram as armas e se renderam. Neste momento as equipes especializadas das secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos (Bope, Rotam e SOE) estão dentro da unidade e iniciaram uma revista geral.

Dois detentos que estavam feridos foram encaminhados para atendimento médico, sendo um para o Hospital Regional de Sinop e o outro na própria unidade prisional. Das armas entregues pelos detentos, uma é de fogo e as outras são artesanais.

A segurança foi reforçada dentro da penitenciária e também no perímetro externo. Durante a noite, permaneceram dentro da unidade agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE) e Corpo de Bombeiros.

A rebelião começou entre 5h30 e 6h de terça-feira (11). Os presos começaram a bater nas grades no momento em que os agentes se preparavam para a troca de serviço. Agentes que estavam nas torres observaram uma movimentação estranha. Quando os servidores foram verificar o que estava acontecendo no raio Azul, foram recebidos com disparos de arma de fogo.

Até o momento foram confirmadas quatro mortes de detentos em confrontos entre si mesmos e um que morreu após infartar. De acordo com as secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Direitos Humanos, outras 14 mortes de detentos foram evitadas durante as negociações.

Nenhum agente prisional ou servidor público ficou ferido. No total, 19 detentos ficaram feridos nos confrontos, foram socorridos e encaminhados a unidades de saúde da cidade ou atendidos na própria unidade prisional.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760