Encerra nesta terça-feira (10.12) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. A informação é do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT).
Nessa etapa, é obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade.
Após a imunização do rebanho, o produtor deve fazer a declaração da vacinação com a contagem dos animais por idade e sexo, juntamente da nota fiscal da compra das vacinas e apresentar no Indea do seu município. A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 1 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado.
O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.
Lembrando que em maio deste ano, o Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), como país livre de febre aftosa com vacinação. E está em andamento o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a implementação de ações para a retirada da vacinação até 2023. A última ocorrência de febre aftosa em Mato Grosso foi registrada em 1996.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).