08 de Agosto de 2025
08 de Agosto de 2025

Editorias

icon-weather
08 de Agosto de 2025
lupa
fechar
logo

Brasil Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020, 09:44 - A | A

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020, 09h:44 - A | A

"prêmio zero"

Motorista será isento de pagar seguro DPVAT em 2021

O seguro obrigatório segue existindo, só não haverá cobrança no ano que vem

Lucione Nazareth/VG Notícias

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Economia, decidiu em reunião extraordinária nessa terça-feira (29.12), que não haverá cobrança de taxa do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, o chamado DPVAT, em 2021.

Segundo a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a definição do prêmio zero para o DPVAT em 2021 foi tomada em caráter emergencial e temporário. Além disso, foi aprovado a contratação de novo operador do seguro obrigatório – atualmente Seguradora Líder é responsável por operar o sistema.

“A Susep está envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira”, diz trecho da nota SUSEP.

Lembrando que o seguro DPVAT é uma das obrigações que devem ser pagas todos os anos por proprietários de veículos para terem a documentação do veículo em dia (assim como ocorreu com o IPVA e o licenciamento). O dinheiro arrecada é direcionado para pagamento de indenizações a pessoas envolvidas em acidentes de trânsito.

Nota da SUSEP

 O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) aprovou, em reunião extraordinária realizada hoje, prêmio zero para o DPVAT em 2021 e autorizou a contratação de novo operador pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) em caráter emergencial e temporário.

A Susep está envidando os melhores esforços para viabilizar a contratação de pessoa jurídica, já na primeira semana de janeiro de 2021, com capacidade técnica e operacional para assumir o DPVAT, garantindo as indenizações previstas em lei para a população brasileira.

Corroborando esses esforços, o Tribunal de Contas da União emitiu decisão cautelar no dia de hoje determinando que CNSP e Susep adotem as providências necessárias para assegurar a continuidade da operacionalização do seguro DPVAT.

Siga o Instagram do VGN:  (CLIQUE AQUI).

Participe do Canal do VGN e fique bem informado:  (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760