25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 16:51 - A | A

Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 16h:51 - A | A

regras eleitorais e partidárias

“A toque de caixa”, PL que altera lei eleitoral é aprovada na CCJ do Senado

Sarah Mendes/VG Notícias

 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na tarde de hoje (17.09) o PL 5029, com novas regras eleitorais e partidárias, no entanto, de acordo com a Agência Senado, quase todo o teor do projeto foi rejeitado, restando apenas o artigo que garante recursos eleitorais de cerca de R$ 1,7 bilhão para a campanha de 2020.

Entre as rejeições estão os artigos que previam exceções ao limite de gastos de campanhas; estabelecia novos itens nos quais podem ser usados recursos do Fundo Partidário; definia critérios para análise de inelegibilidade; e autorizava o retorno da propaganda partidária semestral. Também alterava regras relacionadas à gestão de partidos políticos.

Ampliava, ainda, as possibilidades de uso dos recursos do fundo partidário por parte das legendas, com a permissão para contratação de serviços de consultoria contábil e advocatícia, inclusive em qualquer processo judicial e administrativo de interesse ou litígio que envolva candidatos do partido, eleitos ou não, relacionados ao processo eleitoral, ao exercício de mandato eletivo ou que possa acarretar reconhecimento de inelegibilidade.

A proposta permitia o pagamento de passagens aéreas com recursos do fundo partidário para uso por parte de pessoas não filiadas ao partido, segundo critérios próprios do partido, desde que para congressos, reuniões, convenções e palestras. Alterava, ainda, regras relativas à prestação de contas partidária.

Na manhã de hoje o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), retirou o PL da pauta do Plenário, para que senadores fizessem alterações no texto aprovado na Câmara dos Deputados em 4 de setembro. Em uma publicação em seu twitter, Alcolumbre disse que levaria o PL à reunião de líderes para que o colegiado analisasse.

 

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760