25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 16:00 - A | A

Sexta-feira, 06 de Maio de 2016, 16h:00 - A | A

Opinião

Semana quente em Brasília

Esta primeira semana de maio de 2016 vai ficar marcada na história política brasileira

por Juacy Silva*

Esta primeira semana de maio de 2016 vai ficar marcada na história política brasileira como o início do fim do projeto politico de poder construído por Lula há mais de trinta anos quando fundou o PT e através deste projeto chegou à Presidência da República ali permanecendo por oito anos e conseguindo colocar Dilma como sua sucessora e teleguiada.

Conforme a Lava Jato tem demonstrado sobejamente, este projeto de poder foi idealizado não com o objetivo de conduzir o país a um novo  e mais elevado plano de desenvolvimento nacional, mas sim para articular verdadeiras quadrilhas que aos poucos foram destruindo a administração pública, tendo a Petrobrás, conforme revelado pela Operação Lava Jato tem demonstrado, como um “estudo de caso”.

O esquema do Mensalão foi um  arremedo do aparelhamento realizado pelo PT e  por Lula  e os correios como sua fonte de desvio de recursos públicos   através de uma quadrilha comandada pelo então chefe da casa civil, cuja sede era o próprio Palácio do Planalto.

Apesar de envolver toda a cúpula do partido e diversos parlamentares do PT, Lula não apenas sempre negava que o mensalão tivesse existido, mas acabou se safando, enquanto   diversos de seus “companheiros” e operadores deste esquema criminoso acabaram sendo presos e indo parar na Papuda, por pouco tempo, diga-se de passagem.

Somente com o estouro da Operação Lava Jato, principalmente, a parte que é “comandada” pelo Juiz  Federal Sérgio Moro e integrantes da Força-tarefa integrada por procuradores do Ministério Público Federal e Polícia Federal foram possíveis desvendar mais um e até agora o maior escândalo criminoso que destruiu a Petrobrás e estava prestes a destruir o Brasil. Tudo isto, conforme a última denúncia do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, quando diz que este esquema criminoso só poderia ter existido e agido com tanta desenvoltura e voracidade se tivesse a cobertura de alguém muito importante. E este alguém é Lula, que acaba de ser incluído pelo referido Procurador em seu pedido para que Lula seja investigado e  passe a fazer parte do inquérito principal da operação lava Jato a cargo do STF.

Além de Lula também Dilma  está sob a mira de Janot  por obstrução da Justiça, pois ambos constam de denúncias tanto do Senador Delcídio Amaral quando de diversos empreiteiros e outros políticos corruptos que estão sendo investigados pela operação Lava Jato. Esta denúncia do Procurador da República também  recai sobre outros políticos do PT, do PSDB e PMDB. Incluindo os Presidentes da Câmara Federal, do Senado e o próprio Presidente do PSDB, elevando para quase 70 o número de gente importante com foro privilegiado.

Nesta semana também será definida a sorte de Dilma na Comissão Especial instalada no Senado há poucos dias com a finalidade de analisar o processo aprovado na Câmara Federal em que esta, por maioria esmagadora de seus membros,  367 deputados aceitaram a denúncia contra a Presidente por crimes de responsabilidade e aprovaram a admissibilidade de seu impeachment.

Na última quarta feira, há dois dias,  esta Comissão Especial, através do parecer de seu relator, senador Anastasia, concluiu pela recomendação do impedimento temporário da Presidente, sendo que este relatório deverá ser votado hoje, cabendo ao plenário do Senado na próxima semana aprovar o afastamento de Dilma por seis meses. Esta votação deve ocorrer possivelmente na  quarta feira dia 11 de maio e no dia 13 de maio, uma sexta feira, o Vice Presidente deve tomar posse e formar um novo ministério, possibilitando uma verdadeira faxina na corrupção no Governo Federal.

Em seis meses, no máximo, talvez até em menos tempo, Dilma deverá ser afastada definitivamente da Presidência, colocando o PT  e seus principais aliados PCdoB e PDT  na oposição, lugar de onde Lula e seus asseclas jamais deveriam ter saído.

Pelo  andamento da Operação Lava Jato, tanto a parte sob o comando de Sérgio Moro quando a outra que está sob a responsabilidade do STF/Ministro Teori Zavaski, poderão desvendar todos os meandros das ações criminosos de  uma grande quadrilha instalada nos altos escalões  da política nacional , em associação com as maiores empreiteiras do país que ao longo desses treze últimos anos representou um verdadeiro governo paralelo, com o beneplácito de Lula, Dilma e outras figuras importantes do Poder.

Muita gente graúda que atualmente goza de foro privilegiado em breve estará frente à Justiça, prestando contas de suas ações criminosas, suas mentiras e um marketing que tanto manipulou a opinião pública e as camadas mais pobres da população brasileira. Triste fim para um projeto de poder escorado na demagogia, na mentira, corrupção,  na criminalidade de colarinho branco e na incompetência técnica.

Em tempo, este artigo foi escrito na quarta feira, dia 04 de maio de 2016 e, após esta data, dois acontecimentos significativos ocorreram em Brasília, tornando a semana mais quente ainda.

Primeiro, na data de ontem, quinta feira, 05 de maio, o STF Supremo Tribunal Federal, por onze votos a zero, acatou parecer do Ministro Teori Zavascki suspendendo o mandato do Deputado Eduardo Cunha e, em consequência, afastando-o da Presidência da Câmara Federal, por condutas consideradas ilegais e obstrutivas dos trabalhos da Comissão de Ética que está há mais de seis meses, tentando analisar processo que redundaria em sua cassação e, também, pelo fato de o  mesmo responder a oito processos acusado  de corrupção e envolvimento na roubalheira da Petrobrás, sendo que em um processo Eduardo Cunha já é considerado réu e não poderia figurar como substituto eventual da/o  Presidente da República.

O segundo fato significativo, foi a votação ocorrida nesta sexta feira, concluída há poucos minutos, em que por maioria absoluta, 15 votos a favor (75%) e apenas 5 contra (25%) dos integrantes da Comissão Especial do Senado aprovou a admissibilidade dos crimes de responsabilidade da Presidente Dilma, abrindo caminho para seu impeachment, em votação pelo plenário do Senado na próxima semana, mais exatamente no dia 11, quando deverá ser afastada de  seu cargo por seis meses.

Na próxima semana a temperatura política em Brasília deverá estar mais quente ainda, quando vai iniciar o desmonte do aparelhamento da administração federal promovido pelo PT e seus ainda aliados.Com certeza  este é o início do fim do PT, de Lula e de seu projeto de poder!

*Juacy Silva - professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre em sociologia

Diga NÃO as queimadas! Clique AQUI 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760