26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013, 16:30 - A | A

Segunda-feira, 28 de Outubro de 2013, 16h:30 - A | A

Ação na Justiça

Após aceitar afastamento da Presidência da Câmara de VG; Waldir Bento recorre a Justiça; Advogado pede nulidade do ato

Segundo o advogado, na sessão ordinária da última quarta-feira (23.10), não se respeitou o Regimento Interno da Câmara Municipal, referente à forma de votação que determinou o afastamento de Waldir. Luiz Henrique disse ao VG Notícias, que não reconhece o

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O advogado Luiz Henrique Senff, responsável pela defesa do vereador Waldir Bento – afastado da Presidência da Câmara de Várzea Grande na quarta-feira (23.10) -, ingressou na última sexta-feira (25.10) na 1° Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande, com uma ação de nulidade do ato administrativo que afastou o peemedebista da Presidência da Casa.

Segundo o advogado, na sessão ordinária da última quarta-feira (23.10), não se respeitou o Regimento Interno da Câmara Municipal, referente à forma de votação que determinou o afastamento de Waldir. Luiz Henrique disse ao VG Notícias, que não reconhece o afastamento, já que a posse do vereador é nula de pleno.

O argumento utilizado pela defesa do presidente afastado é contraditório, já que no mesmo dia em que foi afastado, Waldir enviou ao presidente em exercício vereador Leonardo Mayer (PROS) um requerimento pedindo cópia integral da denúncia que causou o afastamento, ou seja, naquela ocasião o peemedebista reconheceu que Mayer era o presidente da Mesa Diretora da Casa de Leis. Confira documento final da matéria.

Importante frisar que o advogado Luiz Henrique Senff, está tão confiante nos argumentos utilizados no processo de nulidade, que disse à reportagem do VG Notícias, que nesta terça-feira (29.10) o juiz Alexandre Elias Filho – responsável por julgar o processo-, deve deferir o processo e anular o ato administrativo de afastamento de Waldir.

Desconhecimento do Regimento Interno – O vereador Waldir afirmou em entrevista a um veículo de Comunicação da Capital - que tem conhecimento do Regimento Interno, “de cabeça”, mas vem demonstrando que não. Um fator que reforça esta tese é que no dia em que foi afastado, o parlamentar deixou o Plenário da Casa de Leis antes mesmo da votação de seu afastamento, mostrando desconhecimento do Regimento do Legislativo.

Conforme “o artigo 29 do Regimento Interno - os membros da Mesa, isoladamente ou em conjunto, poderão ser destituídos de seus cargos, mediante resolução aprovada por 2/3 (dois terços), no mínimo dos membros da Câmara, assegurado o direito de ampla defesa”.

Sobre a saída do plenário, à procuradora jurídica da Câmara, advogada Lúcia Pereira dos Santos, disse a reportagem do VG Notícias, que Waldir deixou a sessão com medo de sofrer algum tipo de agressão física por parte de alguns colegas parlamentares, já que os ânimos se exaltaram durante o processo de afastamento.

No entanto, caso o peemedebista sofresse alguma agressão por parte dos vereadores, o mesmo poderia ingressar com um ato administrativo contra o agressor por quebra de decoro e pedir o imediato afastamento do parlamentar.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760