04 de Maio de 2024
04 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 11:17 - A | A

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024, 11h:17 - A | A

Nesta quinta (25)

ALMT discute melhorias no Tratamento Fora de Domicílio em audiência pública

O deputado Dr. João destacou que a audiência tem como objetivo abordar questões críticas relacionadas ao TFD

Rojane Marta & Angelica Gomes/VGN

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realiza nesta quinta-feira (25) uma audiência pública para discutir o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com foco nas dificuldades enfrentadas por pacientes que precisam viajar para receber tratamento médico.

O presidente da Comissão de Saúde, deputado Dr. João, em entrevista a imprensa nessa quarta (24), destacou que a audiência tem como objetivo abordar questões críticas relacionadas ao TFD, trazendo à tona reclamações e propondo soluções para melhorar a assistência aos pacientes.

Segundo Dr. João, uma audiência anterior realizada em maio deste ano já havia identificado diversas falhas no sistema, com várias reclamações sobre o serviço. No entanto, ele afirmou que surgiram novas questões desde então, exigindo um novo debate para discutir as condições dos pacientes que necessitam de tratamento fora de seus municípios ou até fora do estado.

"Em maio, tivemos uma audiência pública sobre o TFD, onde muitas reclamações foram discutidas e soluções foram propostas. Agora, queremos discutir as novas reclamações e também verificar o progresso feito desde a última reunião", explicou o deputado.

Ele destacou que uma das questões mais sensíveis diz respeito ao repasse de recursos para custear o tratamento fora de domicílio, que antes era insuficiente e muitas vezes atrasava.

Sobre o repasse financeiro, Doutor João afirmou que houve melhorias significativas, mas ainda há áreas a serem aprimoradas. "O valor que os pacientes recebiam para custear alimentação e hospedagem era insuficiente e, por vezes, demorava para ser recebido. Essa parte melhorou, mas ainda existem situações que precisam ser resolvidas, pois muitos pacientes enfrentam grandes dificuldades ao viajar para tratamento, especialmente aqueles que são cadeirantes ou possuem outras limitações físicas", disse o deputado.

O deputado também mencionou que grande parte dos pacientes que utilizam o TFD são pacientes renais, que precisam viajar para transplantes, pois a maioria é realizada fora do estado. Ele espera que o transplante renal volte a ser realizado em Mato Grosso em breve, reduzindo a necessidade de viagens longas para tratamento. "Temos muitos pacientes que precisam de transplantes renais, e a maioria deles precisa viajar para São Paulo ou outros estados. Acreditamos que até o meio do ano vamos conseguir realizar transplantes aqui, reduzindo a fila do TFD", comentou.

Clínica de hemodiálise – Dr. João também falou a respeito da construção de uma nova clínica de hemodiálise para atender a região de Sapezal, o que beneficiará cinco municípios: Comodoro, Sapezal, Campo Novo, Brasnorte e Campos de Julho. Segundo ele, o terreno já foi disponibilizado, e o projeto de construção está em andamento, aguardando aprovação pela Vigilância Sanitária. A nova clínica será essencial para os pacientes que precisam viajar cerca de 500 km para sessões de hemodiálise.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760