O preço do óleo de soja caiu em Mato Grosso na última semana, segundo o boletim divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). A média ficou em R$ 5.909,00 por tonelada, uma redução de 0,87% em relação à semana anterior.
O motivo principal foi a queda do dólar frente ao real, o que tornou as exportações menos vantajosas e pressionou os preços para baixo dentro do Brasil. Isso impactou diretamente o mercado do estado, o maior produtor de soja do país.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, o preço do óleo de soja subiu, puxado pelas expectativas de maior uso do produto na produção de combustíveis renováveis. Mas aqui, o movimento foi o contrário.
E o que isso significa para o consumidor?
Embora a queda ainda esteja restrita à etapa de produção e venda no atacado, os consumidores podem sentir algum alívio nos preços nas próximas semanas, caso essa tendência continue. Isso pode acontecer não só no óleo de cozinha que chega às prateleiras, mas também em produtos industrializados que usam o óleo de soja na sua fabricação, como biscoitos, molhos e alimentos congelados.
No entanto, especialistas alertam que o impacto pode ser pequeno e demorado, já que outros custos, como transporte e impostos, ainda pesam no preço final.
Leia também - Preço do boi sobe em Mato Grosso e bezerro fica mais caro em abril