A Prefeitura de Várzea Grande fechou o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), localizado no bairro Cristo Rei e revoltou os moradores da região. O local é especializado em atender pessoas com deficiência intelectual e física.
Em nota enviada à reportagem do oticias, a Secretaria de Comunicação de Várzea Grande, argumentou que o prédio onde estava instalado o Cridac do Cristo Rei era cedido para o município pelo governo do Estado, pois, a Secretaria de Saúde Estadual administrava a unidade em conjunto com Várzea Grande. No entanto, após a reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), encerrou a administração em conjunto.
Ainda, conforme a assessoria de Várzea Grande, no local onde o Cridac do Cristo Rei estava instalado, será usado pelo Governo do Estado para instalação de uma unidade do Ganha Tempo.
Com o fechamento da Cridac do Cristo Rei, de acordo com a assessoria, os exames de responsabilidade do município, que ocorriam no local, passaram a ser realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado no Centro do município.
“Houve a desativação de serviços com a reestruturação da rede SUS, o município absorveu os serviços dele, que é da média complexidade e reabilitação. Esse serviço está funcionando dentro do Centro de Especialidades Médicas (CEM). No CEM está funcionando o serviço de reabilitação, exames de média complexidade e consultas de média complexidade”, pontuou.
Questionada quanto a situação de abandono do local, que se encontra cheio de mato e agua parada, a Prefeitura informou que o prédio é de responsabilidade do Estado. Porém, a equipe de combate à dengue da região, já está fazendo contato para organizar a limpeza no local.
“A vigilância pediu autorização para o Estado para abrir o portão e a partir de segunda-feira, o município passa a agir no controle de endemias e a limpeza do terreno junto com o governo do Estado”, concluiu.
Já o Estado afirmou por meio de nota que tem a responsabilidade de administrar somente o Centro de Reabilitação integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), localizado em Cuiabá. Veja a nota
NOTA SOBRE CENTRO DE REABILITAÇÃO DE VG
A Secretaria de Estado de Saúde (ses/MT) esclarece que na década de 90 o governo do Estado construiu e inaugurou o Centro de Reabilitação de Várzea Grande e o administrou até o ano de 2005. Com a nova política do governo Federal de descentralizar os serviços de saúde, os municípios passaram a ter gestão plena e a receber recursos federais do Fundo Nacional de Saúde diretamente para os Fundos Municipais de Saúde, inclusive para a manutenção dos serviços do Centro de Reabilitação.
Com a política de gestão plena adotada pelo governo Federal, Mato Grosso passou a ter 122 Centros Municipais de Reabilitação, entre os quais está o de Várzea Grande.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde é responsável apenas pela administração do antigo Centro de Reabilitação integral Dom Aquino Corrêa (Cridac), localizado em Cuiabá.