VGNotícia
As UBS serão construídas nos bairros Construmat, São Matheus II, Cabo Michel e Santa Isabel II
A prefeita Lucimar Campos (DEM) assinou nesta segunda-feira (13.11), a autorização para licitação de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Várzea Grande -, e a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cristo Rei. Ao todo, os investimentos somam R$10 milhões.
Durante a cerimônia de assinatura, o secretário de Assuntos Estratégicos de Várzea Grande, ex-senador Jaime Campos (DEM), pediu empenho e agilidade das empresas que irão executar as obras da UPA Cristo Rei.
“Eu quero dizer para o senhor trabalhar, sábado, domingo, dia santo, porque nós precisamos construir para atender a saúde do povo do Cristo Rei”, afirmou Jaime, garantindo que o dinheiro está em caixa.
Sobre as UBS que serão construídas nos bairros Construmat, São Matheus II, Cabo Michel e Santa Isabel II, o secretário ressaltou que as obras já deveriam estar prontas.
“Nós estamos também retomando as obras da UBS´s, obras essas que iniciaram na gestão passada e lamentavelmente estavam paralisadas. Algumas, eu posso deixar aqui bem claro, quase que humanamente reprovadas, diante do oferecido recurso, ou seja, essas obras eram para estar cumpridas há muito tempo, infelizmente essas obras tiveram um descaminho, faturaram algumas delas 80%, e executaram apenas 40%, isso inviabilizou, queremos fazer um trabalho criterioso, a acima de tudo responsável, para que nós pudéssemos comunicar os órgãos de controle, feito isso, hoje iniciamos a retomada de quatro obras”, afirmou o secretário.
Segundo Jaime, os recursos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) paralisadas após recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) e auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), foram desviados, sendo necessário que o município faça um complemento nos recursos federais para continuar as obras.
“Lamentavelmente esses recursos foram desviados de tal maneira, que não é possível. A Prefeitura vai entrar completando essas obras pelo fato da importância que essas obras representam ao nosso município”, disse Jaime Campos.
Já a prefeita Lucimar Campos (DEM), também lamentou o atraso e responsabilizou a gestão anterior. Lucimar classificou o atraso como falta de compromisso com a sociedade.
“Veja bem, hoje estamos fazendo a abertura de licitação de quatro UBS´s que realmente estavam com problemas. Estamos também realizando um grande sonho para o grande Cristo Rei, no qual são propriamente 70 bairros que receberão uma UPA. Os recursos das UBS´s são do governo Federal e também do município de Várzea Grande”, citou Lucimar.
Na ocasião, a prefeita também assinou ordem de serviços para a construção das Praças de Esportes dos bairros Jardim Manaíra, Ipê e Boa Esperança, além da ordem de início para a construção de uma unidade escolar que atenderá crianças dos bairros São Gonçalo e Carrapicho.