Os pacientes que procuraram vacinas contra Gripe Influenza H1N1, no PSF do bairro Água Vermelha “Celestino Gomes Coelho”, nesta quinta-feira (03.05), não encontraram vacinas na unidade. No local, os pacientes também foram informados que não havia vacina na Policlínica do bairro Marajoara e na Policlínica do Jardim Glória II.
Sobre o fato, a gerente de Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande, Relva Cristina, afirmou que a Vigilância ainda não recebeu reclamação de falta de vacina. Segundo ela, todo o estoque de vacina do município se encontra nas unidades.
Relva afirmou que desde o início da campanha, a procura tem sido muito grande, por isso, já foi solicitado mais vacinas ao Ministério da Saúde: “Dependemos do Ministério da Saúde, que nos repassa as vacinas para o Estado, e o Estado repassa ao município, estamos aguardando novo repasse para esta sexta-feira (6)”, afirmou a gerente.
Já o PSF Gonçalo Pinto Godoy - "PSF São Mateus", ainda conta com grande estoque de vacinas, porém devido a grande procura, não é possível fazer o remanejamento, como explica Relva Cristina.
“Quando se te muita vacina na rede, a gente pode fazer esse remanejamento de vacina, porém, nesse momento não é o caso, porque estamos trabalhando com muita procura em todas as unidades.”
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Várzea Grande, referentes aos dias 23 e 24, foram aplicadas 9.541 doses da vacina, um novo balanço, segundo a Vigilância Epidemiológica de Várzea Grande será divulgado nesta sexta-feira (6).