A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, alerta que nesta sexta-feira (15.07) é o prazo final do vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 20%. Inicialmente, a data terminava em 24 de junho, mas foi estendida para que os contribuintes pudessem usufruir do benefício.
Segundo a Prefeitura, o desconto de 20% e para os contribuintes que estiverem sem débitos, para quem estiver com tributos anteriores em atraso, ao optar pelo pagamento à vista do exercício 2016, receberão desconto de 5% para quitação em cota única.
O parcelamento pode ser feito em até seis vezes, mas para isso, o valor de cada uma das mensalidades não pode ser inferior a cinco Unidades Fiscais Padrão (UPF) do município, atualmente cotada a R$ 25,67.
Desde o mês de junho, a secretaria de Gestão Fazendária está enviando os boletos referentes ao IPTU 2016 via Correios e disponibilizando o acesso à guia no site institucional do Município (www.varzeagrande.mt.gov.br), no qual o imposto pode ser emitido e posteriormente pago em qualquer agência bancária ou terminais de autoatendimento.
Por meio da internet também é possível optar pelo pagamento em cota única ou parcelar o débito em até seis vezes sem juros.
“O contribuinte que ainda não tiver recebido seu boleto do IPTU via Correios até o momento pode emitir a guia via internet para assegurar o desconto e pagar o imposto em dia ou se preferir pode vir até o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado no Paço Municipal, e solicitar a sua guia”, explicou o secretário de Gestão Fazendária, João Benedito Gonçalves.
O secretário alertou que quem perder o prazo para o pagamento será inscrito em dívida ativa e estará sujeito à execução do débito e negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito.
De acordo com ele, os contribuintes com débitos de exercícios anteriores podem procurar o CAC para regularizar a situação e então poder usufruir do desconto de 20% para quitação do IPTU 2016 em cota única. “Os débitos podem ser renegociados e o contribuinte pode obter o benefício dos descontos de até 80% sobre juros e multas. O IPTU é fundamental para que a prefeitura mantenha a rotina de investimentos em obras de infraestrutura e de serviços essenciais, como vem fazendo nos últimos 12 meses, como as recentes obras de recuperação da malha viária da cidade”, declarou.