01 de Maio de 2024
01 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Várzea Grande Terça-feira, 27 de Novembro de 2018, 11:20 - A | A

Terça-feira, 27 de Novembro de 2018, 11h:20 - A | A

Várzea Grande

Empresários que promovem eventos em VG com “som alto” e tiram “sono” de moradores podem ser presos, diz secretária

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Helen Farias

secretária de Meio Ambiente de Várzea Grande, Helen Farias

A secretária de Meio Ambiente de Várzea Grande, Helen Farias, disse nesta terça-feira (27.11) ao oticias No Ar que vem combatendo “duramente” a realização festas em estabelecimentos comerciais no município e que estão tirando o “sono” de moradores devido ao “som alto”. “Se continuarem realizando sem o tratamento acústico correto, eles serão presos”, declarou a gestora.

Segundo ela, uma equipe de fiscalização da Secretária de Meio Ambiente, acompanhados por policiais e agentes da Guarda Municipal, estão vistoriando estabelecimentos em toda a cidade notificando, multando os proprietários e até mesmo embargando os locais.

“Quem não tem tratamento acústico não pode realizar evento com som alto. Para que possa fazer o evento, a pessoa precisa realizar tratamento acústico no local e desta forma isolar o som, evitando incomodar a vizinhança com o barulho”, explicou Helen.

Farias relatou que alguns empresários da cidade, que já foram notificados por uso de som alto, estariam pensando no lucro e deixando de legalizar o seu estabelecimento. “Eles acham que os vizinhos não podem dormir enquanto eles se divertem. Isso está errado. Estamos atuando forte no combate ao uso de som e contamos com ajuda dos moradores para denunciar estas festas”, disse a secretária.

Outro ponto abordado por Helen foi o combate ao descarte ilegal de lixo e outros entulhos na cidade. “As pessoas acham que Várzea Grande é uma terra de ninguém. Um fundo de quintal de Cuiabá e por isso jogam entulhos em qualquer lugar da nossa cidade. Mas, estamos fazendo um trabalho de fiscalização para acabar com isso. Multando e prendendo motoristas que fazem estes descartes de forma ilegal”, contou a gestora.

Farias relatou que muitas pessoas alegam que jogam o lixo em terrenos baldios e até em áreas de preservação ambiental porque não existe no município locais adequados para a destinação. Segundo ela, Cuiabá tem dois locais adequados para destinação e tratamento de entulhos.

“Isso não dá direito ao cidadão em jogar lixo e entulhos em qualquer lugar. Outras pessoas falam que é dever da Prefeitura fazer a coleta destes resíduos. Queremos esclarecer que a Prefeitura tem o dever de recolher até 200 litros, o restante é dever do cidadão. A administração pública não tem o dever de recolher seu luxo, isso é dever do cidadão”, pontuou alegando ainda que a Prefeitura não tem condição de fazer o serviço de recolhimento de todo o resíduo da população várzea-grandense.

Ela ainda falou sobre os lava a jatos: “Essa é uma atividade que polui o meio ambiente. Neste local é lavado o carro e neste processo óleos são jogados no solo e por isso é necessário um licenciamento ambiental. É um negócio lucrativo, mas as pessoas têm que montá-los respeitando as questões ambientais”, declarou.

Parques – A secretária Helen Farias falou que a pasta estuda a possibilidade de viabilização de construir a trilha de caminhada (corrida), em sua totalidade, do parque do Tanque do Fancho. Atualmente parte da trilha está alagada atrapalhando o circuito por parte dos frequentadores do local.

Sobre o parque Berneck, a gestora explicou que todo o processo está em fase de montagem do processo licitatório, que inicialmente está previsto na ordem de R$ 10 milhões. “Está sendo montado a licitação para posteriormente ser lançado para a contratação de uma empresa quer irá executar as adequações no parque. Estamos cobrando ainda o tratamento do esgoto jogado na lagoa que faz parte da área do parque. Tudo está sendo pensando para que o parque fique bonito e agradável a população”, finalizou a secretária.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760