Desde o início de janeiro de 2018, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande vem fiscalizando e notificando a população para que mantenha seus terrenos limpos, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Segundo o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Breno Gomes, dados obtidos por meio do monitoramento da Secretaria de Saúde, constam que a maioria dos focos da dengue foram identificados em terrenos particulares.
Breno alerta que 85% dos focos da dengue foram identificados em residências. “Pela identificação da própria Secretaria de Saúde, 15% dos focos estão nos terrenos baldios e 85% dos focos da dengue foram identificadas dentro da residência, ou seja, a população tem que conscientizar e manter a caixa de água com tampa e os terrenos limpos, entre outros cuidados. Tem que ter respeito com os vizinhos, porque não adianta um cuidar e o outro vizinho não fazer a parte dele”, afirmou o secretário nesta segunda-feira (22.01), em entrevista ao oticias.
Conforme Breno, a pasta também intensifica a fiscalização nos terrenos baldios: “Estamos também atrás dos proprietários de terreno, notificando e vamos multar, vamos cobrar a responsabilidade deles”, ressaltou Breno.
O secretário alertou ainda, que as notificações aos proprietários serão imediatas e caso o proprietário não faça a limpeza, a Secretaria de Serviços Públicos deverá fazer. Porém os custos da limpeza, e a multa aplicada ao proprietário serão acrescidas no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
“Estamos hoje marcando uma audiência com a Procuradoria-Geral do Município, para que possamos lançar essas multas no IPTU, vamos fazer um levantamento do custo para limpar esses terrenos, vai ser feito um custo por metro quadrado”, afirmou.