05 de Maio de 2024
05 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Quarta-feira, 02 de Outubro de 2013, 14:22 - A | A

Quarta-feira, 02 de Outubro de 2013, 14h:22 - A | A

Secretária de Saúde de VG altera plantões e tira folga dos enfermeiros; Categoria se revolta e ameaça greve a partir desta sexta (04)

O setor da saúde de Várzea Grande que passa por um momento de “caos”, pode viver dias piores a partir da próxima sexta-feira (04.10), já que os enfermeiros ameaçam cruzar os braços.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O setor da saúde de Várzea Grande que passa por um momento de “caos”, pode viver dias piores a partir da próxima sexta-feira (04.10), já que os enfermeiros ameaçam cruzar os braços.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen), Dejamir Soares, a greve pode ser deflagrada devido ao corte das folgas dos enfermeiros contratados. Conforme ele, consta no contrato que os profissionais trabalham ao mês em 13 plantões de 24 horas, tendo direito a dois dias de folga.

No entanto, a primeira-dama e secretária de saúde de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães, conforme o presidente, mandou cortar os dias de folga da categoria e ainda, determinou uma escala de 15 plantões de 24 horas.

“Agora a secretária Jaqueline Guimarães cortou os dias de folga e determinou que eles trabalhassem 15 plantões de 24 horas. Ela prometeu que irá pagar por estes dois dias a mais, mas trabalhar nas unidades de saúde, principalmente no Pronto-Socorro é muito estressante para estes profissionais, que necessitam de uma folga. Estamos reivindicando que seja alterada a forma de trabalho e volte para o antigo formato”, relatou Dejamir.

Ele disse que dias antes da secretária determinar a mudança o “Sinpen” avisou que a medida poderia revoltar os profissionais, porém, a secretária não se importou e mandou prosseguir as alterações.

“Cerca de 70 enfermeiros contratados que faziam dobra no Pronto-Socorro não estão mais fazendo, o que diminui no número de profissionais na unidade e piora ainda mais o atendimento, que já é ruim, devido à falta de um efetivo maior destes profissionais”, destacou.

Dejamir disse à reportagem do VG Notícias que eles procuraram a secretária Jaqueline na última segunda-feira (30.09) para debater sobre o problema a fim de amenizar a situação, no entanto, mesmo ligando para a secretária para avisar da visita, eles ficaram mais de 4 horas na Secretaria aguardando para ser atendido e no final saíram sem falar com a primeira-dama.

“Dentro da Secretaria nos avisaram que a secretária não iria nos receber porque nós não tínhamos marcado um horário com ela, porque a Jaqueline só atende com horário marcado. Agora sabemos que temos que ter horário marcado com a secretária para resolver o problema da saúde”, disse Dejamir, em tom de descontentamento com a atitude da primeira-dama.

Apesar disso, a classe marcou para esta sexta no período da manhã uma reunião com Jaqueline para tentar resolver o impasse e evitar a greve.

Outras Reivindicações – Além da volta da folga, os enfermeiros reivindicam da administração municipal, reajuste salarial, que de acordo com a categoria há quatro anos eles não recebem aumento de salário.

Eles cobram ainda, 1/3 de férias, segunda parte do 13° salário de 2012 que ainda não receberam e melhores condições de trabalho.  “Quem trabalha nas unidades de saúde de Várzea Grande são verdadeiros heróis, porque elas não oferecem condição nenhuma”, finalizou Dejamir.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760