13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012, 09:54 - A | A

Sexta-feira, 21 de Setembro de 2012, 09h:54 - A | A

MP requer que Estado pague parcelas atrasadas do MT Saúde

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso encaminhou na quinta-feira (20.09), um ofício ao governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), requerendo a definição de uma data próxima para o pagamento das parcelas em atraso referentes à quitação dos fornecedores do MT Saúde.

O documento foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, e pelo promotor de Justiça Miguel Slhessarenko Júnior. Nele, os representantes do MPE destacam que a definição de data próxima para o pagamento das parcelas em atraso “evitará maiores prejuízos ao Estado de Mato Grosso com indenizações e providências judiciais para bloqueio de verbas públicas”.

Eles ainda afirmaram que a suspensão do atendimento ao MT Saúde pela rede credenciada, em razão desse atraso, poderá implicar severos prejuízos ao usuário, com risco de morte em casos mais graves, além de avaliação de dano moral coletivo.

“A decisão sobre a manutenção ou não do instituto é uma decisão política do gestor estadual, assim como foi a sua criação. Entretanto, enquanto este permanecer, o Estado de Mato Grosso deve zelar pela boa prestação de serviços aos seus usuários”, ressaltaram.

O governo do Estado atrasou três parcelas do acordo firmado em abril. A dívida chega aos R$ 18 milhões e na última terça-feira (18.09) o atendimento teria sido suspenso, devido ao repasse que até agora não chegou à entidade.

O MT Saúde é mais um setor da saúde que sofre com a falta de comprometimento do governo. Segundo informações, os 141 municípios de Mato Grosso estão tendo dificuldade em receber repasse do do Estado para ser investido na área, o que afeta o atendimento aos pacientes que sofrem por falta de medicamentos e até por falta de médicos para atendê-los.

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760