A partir desta sexta-feira (17.01) 3.200 doses da vacina pentavalente, que previne contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenzae tipo b, responsável por infecções no nariz e garganta, já estarão disponíveis nos postos de saúde de Várzea Grande.
Ao todo, a Secretaria de Saúde do Estado recebeu nessa quinta (16), 19 mil doses de vacinas que serão conferidas e armazenadas e amanhã já estarão à disposição dos municípios de Mato Grosso.
Segundo o Ministério da Saúde, o esquema vacinal prevê três doses da vacina pentavalente, sendo a primeira ao 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses.
A oferta da vacina esteve irregular entre os meses de junho e dezembro do ano passado devido ao fato dos lotes do laboratório responsável pela produção, terem sido reprovados no teste de qualidade do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Uma reposição do produto foi solicitada em agosto de 2019, no entanto, naquele momento não havia disponibilidade imediata no mundo.