06 de Maio de 2024
06 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Terça-feira, 16 de Abril de 2013, 10:18 - A | A

Terça-feira, 16 de Abril de 2013, 10h:18 - A | A

CAOS

Hospital municipal de Diamantino pode fechar as portas e mandar pacientes para PS/VG; Unidade pode viver “drama” de 2011

por Lucione Nazareth/VG Notícias

A falta de repasses do governo do Estado para os municípios, referente à área de Saúde, deve afetar diretamente o sistema municipal de saúde de Várzea Grande nos próximos dias. A situação na cidade, que já se encontra um “caos”, pode piorar ainda mais, devido ao fechamento das portas do hospital municipal São João Batista, situado em Diamantino.

Segundo a prefeitura de Diamantino, a Secretaria do Estado de Saúde está sem repassar três meses o recurso para ser investido na unidade de saúde que atende além de Diamantino, os municípios de Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Rosário Oeste, Nobres, São José do Rio Claro e Nova Maringá de atraso. O hospital atende 200 mil habitantes e não recebeu do Estado o equivalente a R$ 1 milhão.

Ainda conforme a prefeitura, caso o dinheiro não seja depositado na conta do município até sexta-feira (19.04), o hospital será fechado, deixando assim de atender a população destes 11 municípios.  Com isso, os pacientes serão transferidos em sua grande maioria para o Pronto-Socorro de Várzea Grande, já que o mesmo é o único que atende de portas-abertas, voltando a viver o “caos” de 2011, quando na ocasião o Pronto-Socorro de Cuiabá fechou as portas.

Naquele ano, o Pronto-Socorro de Várzea Grande sem que houvesse qualquer planejamento acomodou e atendeu pacientes da grande Cuiabá. Muitos pacientes foram acomodados no chão da unidade, já que atingiu o seu limite de funcionamento e não suportou a demanda de atendimento, enquanto isso, muitos moradores da cidade não conseguiram atendimento.

Vale lembrar que o Pronto- Socorro de Cuiabá funciona de portas-fechadas, dando preferência apenas a pacientes da Capital.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760