O Governo do Estado de Mato Grosso foi notificado nesta quarta-feira (05.09) a acertar os repasses da saúde aos municípios. O tempo determinado para manifestação é de 72 horas. Caso não haja uma resposta dentro deste período, a intenção é que a Justiça acate o pedido de liminar apresentado pelo Ministério Público, por meio de uma ação civil pública de autoria do promotor Alexandre Guedes.
Na ação, o promotor adverte que o valor devido pelo Estado às prefeituras já se aproxima de R$ 50 milhões. Se o pedido de liminar for acatado, Várzea Grande e Cuiabá serão as primeiras beneficiadas. Conforme a representação, os débitos destes dois municípios têm que ser quitados dentro de sete dias.
Em entrevista ao VG Notícias, o secretário de Saúde de Várzea Grande, Marcos José revelou que o governo do Estado não repassa as verbas da saúde para o município desde maio. Segundo ele, a dívida já chega ao montante de R$ 3,5 milhões.
De acordo com o secretário, o município está se esforçando para não deixar de atender a população, principalmente nos setores de emergência e urgência do Pronto-Socorro.
Assembléia Legislativa: O deputado estadual, Gilmar Fabris (PSD) disse em sessão plenária na quarta-feira (05.09) na Assembléia Legislativa, que o Governo do Estado não deve um centavo para os municípios referente à saúde.
“Eu quero ver se tem algum prefeito que comprove que o Governo deve alguma coisa para ele relativo à saúde. O dinheiro que o governo repassa a alguns municípios é apenas uma ajuda de “fio de bigode”, se amanhã o governo decidir que não repassara mais essa verba, ele pode, e não vai estar fazendo nada de errado” finalizou.