10 de Julho de 2025
10 de Julho de 2025

Editorias

icon-weather
10 de Julho de 2025
lupa
fechar
logo

Política Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 08:50 - A | A

Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 08h:50 - A | A

CENÁRIO POLÍTICO

Emanuelzinho questiona guinada de Janaina à direita e "flerta" com o PSD

O deputado quer continuar na base do presidente Lula

Thiago Portes & Angelica Gomes/VGN

O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, afirmou nessa segunda-feira (08.07) que pode deixar o MDB e migrar para o PSD. A declaração veio após a deputada estadual Janaina Riva, futura presidente estadual do MDB, anunciar que o partido em Mato Grosso irá se alinhar à centro-direita nas eleições de 2026 — movimento que inclui aproximação com o bolsonarismo.

Emanuelzinho, que é aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que o novo direcionamento do MDB não condiz com sua linha ideológica. Segundo ele, o convite para mudança de partido partiu do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro - presidente do PSD em Mato Grosso.  

“Tive convite do ministro Fávaro, a gente tem conversado muito. Vi a posição da deputada Janaina Riva sobre o MDB, e esse posicionamento não converge com aquilo que acredito: um Estado capaz de promover crescimento econômico com inclusão social”, declarou.

Ao comentar a guinada à direita do MDB, o deputado destacou que cerca de 800 mil pessoas em Mato Grosso dependem do Bolsa Família, e criticou o abandono das políticas públicas voltadas à população de baixa renda. “Não pode existir isso no nosso Estado. É resultado da ausência do Estado, que privilegia quem tem maior poder aquisitivo e esquece os que têm menos”, afirmou.

Janaina Riva declarou recentemente que o MDB em Mato Grosso deve se alinhar ao bolsonarismo, citando como exemplo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que foi reeleito com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Outro ponto defendido por Riva, é a não reeleição do presidente Lula (PT).

Emanuelzinho afirmou que o PSD lhe atrai e elogiou a atuação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. “É um partido que me agrada muito, que converge com aquilo em que acredito para o bem de Mato Grosso e do Brasil. Tem um ministro que faz um grande trabalho, liderando o maior Plano Safra da história. O partido reúne todos os predicados para que eu me filie, mas a decisão será tomada apenas em março, durante a janela partidária”, concluiu.

Leia também: CNB consolida liderança no PT-MT com eleição de Rosa Neide

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760