A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desarticulou uma organização criminosa especializada em roubo de caminhões e cargas e cinco pessoas foram presas ontem (14.09).
De acordo com a Polícia Judiciária Civil que atuou nas prisões, o grupo atuava nas rodovias de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Conforme o delegado, Marcelo Torhacs, há informações que, no mês passado, o grupo praticou o roubo de um caminhão em Cassilândia (MS), mas o caminhão foi abandonado, devido a um desacerto na ação.
Conforme a PJC, o suspeito Sander José, conhecido por “Dez” era responsável pela liderança após a prisão em 4 de agosto de José Carlos Oliveira, considerado um dos maiores chefes de bandos ligados a roubos de carretas, caminhões e carga.
A organização reestruturada era também integrada por Bertuir José Vieira, conhecido por “Beitola”, criminoso conhecido no meio policial por envolvimento em roubos, que dava apoio logístico usando seu veículo. O eletricista Josiano Mendes da Silva era quem desativava os rastreadores dos caminhões roubados, e Jovenil dos santos Ferreira ficava na guarda do motorista do veículo, enquanto os comparsas consolidavam o roubo.
O quinto integrante do grupo criminoso, Diego Rondon Stellari, foi preso na manhã desta sexta-feira (15). Ele estava na mesma casa usada por Bertuir José Vieira, no bairro José Carlos Guimarães, em Cuiabá. Ele foi encontrado na posse de um Rádio PX, usado pelos caminhoneiros.
Nos interrogatórios, os suspeitos entraram em contradição. Parte dos suspeitos admitiram que se deslocavam para a prática de novo roubo de caminhão. A Polícia Civil acredita que outros membros da quadrilha dariam apoio a ação criminosa.
Os conduzidos foram autuados por crime de associação criminosa. Sander Monteiro responderá também por crime de uso de documento público falso. (Com PJC/MT).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).