O coronel Sérgio Furlaneti Coneza assumiu nessa segunda-feira (08.09), o Comando Regional II, em Várzea Grande (CRII), em substituição ao coronel Jorge Antônio de Oliveira Paredes, que estava há um ano à frente do comando. Coneza assumiu o posto prometendo buscar parcerias para desenvolver ações com objetivo de reduzir o índice de criminalidade no município, que é um dos mais altos do Estado de Mato Grosso.
Um ano a frente do CRII, Paredes foi muito criticado pelos próprios subordinados. Segundo eles, o tratamento com a tropa era desrespeitoso. Clique aqui e confira matéria relacionada.
Conforme denúncia enviada ao VG Notícias, em uma das reuniões realizadas por Jorge Paredes, com os policiais, o então comandante teria advertido aos subordinados fazer apenas “o feijão com arroz” e ainda teria ameaçado “caso os policiais se envolvessem em confronto e caísse alguma reclamação em sua mesa, ele (Paredes) não iria dar mole”.
“Nossa esperança é que o coronel Sérgio Coneza seja diferente e respeite a tropa. Ninguém gosta de ser chamado de monstro. Somos seres humanos e temos que ter respaldo e estar bem para sair às ruas dar segurança à população”, disse um policial que pediu para não ser identificado.
Ainda conforme a denúncia, os policiais se diziam pressionados e sem saber o que fazer pela advertência do comandante. Neste período que Paredes ficou a frente do CRII, poucas ações foram realizadas no município, e a população várzea-grandense sequer o conhecia.
A expectativa dos várzea-grandenses é que o novo comandante desenvolva ações efetivas para diminuir a criminalidade e a população volte a ter a sensação de segurança, que hoje não tem.
“Estamos assustados com o índice de violência na cidade. A insegurança é muito grande. Se a gente não tem dinheiro, apanha dos marginais, que chamam a gente de vagabundo. Se tem e resiste entregar, eles matam. De qualquer jeito o cidadão de bem está em desvantagem”, desabafou o morador Laércio José Gomes, do bairro Jardim Glória, em Várzea Grande.
CR II – São subordinados ao Comando Regional II, além de Várzea Grande, Rosário Oeste, Nobres, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé e Acorizal. Nestes municípios têm 12 unidades da Polícia Militar, sendo três batalhões, quatro companhias e cinco núcleos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).