A partir desta sexta-feira (13.02), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), executa o Plano de Operações do Sistema Penitenciário (Sispen), para aumentar a segurança nas 64 Unidades Prisionais que fazem parte do Sispen. Cadeias Públicas (CP), Centros de Detenção Provisória (CDP), Penitenciárias e anexos receberão amparo para garantia da tranquilidade nestes prédios.
O Serviço de Operações Especiais (SOE) ficará de plantão durante todo o carnaval, segundo o secretário Adjunto de Administração Penitenciária, coronel PM Clarindo Alves de Castro, e tem como missão principal a exclusividade no atendimento de ocorrências de alta complexidade; serão ainda responsáveis por realizar a gestão integrada de eventos de defesa em situações de alto risco, além de atuar na repressão qualificada.
Os agentes do SOE são especialistas em tiro de precisão, ocorrências com artefatos explosivos manufaturados, agentes químicos, operações e resgate unidades prisionais, segurança de autoridades, operações em estabelecimento prisional com ou sem reféns, invasões táticas, gerenciamento de crises e negociação, retomada de pontos sensíveis, operações de bloqueio e interceptação, patrulhamento de alto risco e outros.
O número de revistas aumentará e a fiscalização será intensificada, já que em época de festividades como o carnaval, o número de cônjuges e parentes de recuperandos que tentam entrar com objetos proibidos nas unidades tende a crescer.
Os 2.555 agentes ativos – são 1.292 nas cadeias e 1.130 nas penitenciárias – farão rondas internas e externas nos perímetros dos muros das principais unidades de Cuiabá e do interior. Diretores de grandes unidades como o Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) e Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a “Mata Grande”, em Rondonópolis, contarão com reforço, devido justamente ao tamanho dos prédios que estes administram.
De acordo com o coronel Clarindo Alves de Castro, sempre que ocorrem feriados longos como o carnaval o Plano de Operações é posto em ação. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, destaca o empenho do governo estadual em garantir a segurança da sociedade. “Ações como estas mantêm a segurança não ó dentro das unidades, mas fora delas também”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).