Quatro membros de uma organização criminosa que atuaram recentemente em assaltos às agências do Sicred e Sicoob no Norte de Mato Grosso foram presos, em investigação da Polícia Judiciária Civil, em Sinop (500 km ao Norte), nesta terça-feira (03.01).
Na ação desencadeada por policiais do Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra), Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), e Divisão de Homicídio e Proteção e Pessoa (DHPP), unidades da Regional de Sinop, foram presos Duarte Toshio Koroka, 19 anos, Richard Aparecido Amorim, 18, Eder Tobias da Silva, 25, e apreendido um adolescente de 16 anos, que estão envolvidos no furto da agência do Sicred, com uso de explosivos, no dia 3 de dezembro de 2016, e na tentativa de roubo a agência do Sicoob, no dia 23 de dezembro, em Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte).
Segundo levantamentos dos policiais, os criminosos planejavam novos roubos a bancos na região. Eles foram descobertos na noite de segunda-feira (02.01), escondidos em uma casa, no bairro Vila Mariana, em Sinop, local em que foram apreendidas três armas de fogo, sendo um revólver 38 e uma pistola 765, uma espingarda de pressão, duas correntes e dois pingentes de ouro, 9 relógios de pulso, celulares, porções de entorpecentes, entre outros objetos.
De acordo com os investigadores, Duarte Toshio Koroka, 19, conhecido por “Japa”, é um dos autores da tentativa de roubo praticada na agência da Cooperativa de Crédito Sicoob, de Lucas do Rio Verde. Na casa, em Sinop, foi encontrado o boné, a camiseta e o tênis, usados por ele durante o roubo. A vestimenta foi reconhecida pelas imagens do circuito de segurança do banco.
Duarte e o comparsa, Robson Junior Jardim dos Santos, chegaram a cooperativa em uma motocicleta, por volta das 13 horas do dia 23 de dezembro. O suspeito, Robson, portando um simulacro de arma de fogo, entrou na agência, mas o segurança da financeira ao perceber a arma, reagiu atirando contra ele, que na ocasião apresentou uma CNH falsa, em nome de Alessandro Aparecido Cesário, 22 anos.
O bandido ainda tentou tomar a arma de fogo do vigia, que disparou três tiros contra o suspeito, que atingiram o abdômen e uma das orelhas. O criminoso foi socorrido e responde por tentativa de roubo. Seu comparsa, Duarte, ficou na área do lado de fora e foi reconhecido pelas imagens de segurança do banco.
Pelo furto ao Sicred de Sinop, mediante uso de explosivos para danificar terminais, foi identificado um menor de 16 anos, como um dos integrantes da quadrilha. Ele também aparece nas imagens do circuito interno do banco.
Os comparsas, Richard Aparecido Amorim e Eder Tobias das Silva, conhecido por “Bala”, integram o bando e estavam na mesma casa, em Sinop. Todos responderão por organização criminosa e posse irregular de arma de fogo de uso permitido e munições.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).