26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Domingo, 21 de Junho de 2015, 15:20 - A | A

Domingo, 21 de Junho de 2015, 15h:20 - A | A

Opinião

Basta de hipocrisia e conveniência vereadores, Várzea Grande merece uma chance

Neste artigo, a jornalista Edina Araújo destaca a importância de uma oposição salutar, séria e comprometida, mas condena a conveniência dos vereadores de Várzea Grande em troca de benesses.

por Edina Araújo*

 

Não dá para tolerar tanta hipocrisia por parte da maioria dos vereadores de Várzea Grande e ficar calada.

Durante dois anos e meio em que o prefeito cassado esteve à frente da Prefeitura, a sociedade várzea-grandense presenciou os desmandos e falcatruas praticadas por Walace Guimarães e sua equipe, e sequer, ouviu um dos 19 vereadores que faziam parte da base aliada do peemedebista na Câmara, levantar a voz em defesa da sociedade. Pelo contrário, em troca das benesses que Walace ofertava a custa do erário, os 19 parlamentares foram coniventes com toda situação que o munícipe vive hoje. Pois o papel do vereador é fiscalizar os atos do prefeito com relação à administração e gastos do orçamento. Os vereadores tem o dever de trabalhar para que a população tenha melhor qualidade de vida, elaborando leis, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os munícipes e o prefeito. E não trabalhar em benefício próprio.

Contudo, estranhamente, estes mesmos parlamentares que em dois anos e meio não ergueram a voz em favor da sociedade, despertaram da letargia em que estavam e descobriram que Várzea Grande tem uma Lei Orgânica e um Regimento Interno, duas descobertas fantástica. A Lei Orgânica e o Regimento Interno estão sendo usados por eles como um “chicote” para punir a prefeita Lucimar Campos e seu vice-prefeito Arilson Arruda. Claro, Lucimar e Arilson merecem a punição. Como é que a Justiça entrega o mandato aos dois e em detrimento da Câmara? E ainda faz diminuir os rendimentos dos vereadores? Falta grave dona Lucimar e doutor Arilson. Por isso, a sentença será a aplicação das duas Leis com maior rigor. Para os amigos tudo, aos inimigos, o rigor da Lei. Vejamos:

Quando foi que os nobres vereadores discutiram na Câmara, por exemplo, a grande mágica da loja de sapato da avenida Júlio Campos, que transformou da noite para o dia em Construtora Carneiro & Carvalho e venceu uma licitação na gestão de Walace no valor de mais de R$ 10 milhões, sem condições técnicas nenhuma. Fato denunciado pelo site VG Notícias e um dos motivos da Operação Camaleão deflagrada pelo Gaeco, em Várzea Grande. Ainda em andamento.

Quando foi que os nobres edis também discutiram na Casa de Leis, os contratos milionários à empresa Penta? Será que o assunto era tabu, por conta das locações de ônibus, máquinas e caminhões de vereadores à empresa como forma de “melhorar seus rendimentos” e também um acordo de “cavalheiro” para não questionar os desmandos do Executivo Municipal?

Walace Guimarães tentou licitar novos táxis em Várzea Grande, porém, direcionados a assessores de vereadores, servidor público etc..., enfim, uma verdadeira farra, denunciada ao Ministério Público que ingressou com ação e foi barrada pela Justiça. Onde estavam estes vereadores que não discutiram o assunto na Casa de Leis?

Onde estavam os nobres parlamentares várzea-grandenses que não denunciaram o acúmulo de cargos da ex-primeira-dama do município, Jaqueline Guimarães, que trabalhava no Detran no mesmo horário que deveria estar atendendo na Secretaria de Saúde? Os nobres vereadores também não cobraram na gestão de Walace a farra de carros oficiais em benefício próprio. Denunciado pelo site VG Notícias ao Ministério Público, motivo de ação de improbidade contra Walace. Ou será que este assunto não era competência dos vereadores?

Em março deste ano, Walace Guimarães contratou por meio de dispensa de licitação, a empresa Ribeiro Serviços e Locações Ltda – ME, para locar 45 veículos leves, caminhonetes e motocicletas, para o município, ao custo de R$ 922.680,00, por 180 dias. Fato denunciado pelo VG Notícias. E o Ministério Público de Contas (MPC), constatou e denunciou que a empresa Ribeiro Serviços e Locações Ltda – ME, possuía apenas um veículo em sua frota, um Fiat Uno Way 1.0. O MPC informou que os dados constavam no levantamento patrimonial da empresa feita no Sistema de Informação da Secretaria de Estado de Fazenda do Estado (Sefaz). E onde será que estavam os vereadores que não fiscalizaram o contrato e sequer discutiram o assunto na Casa de Leis? E por último, os pagamentos feitos por Walace Guimarães e sua equipe “na calada da noite” sem explicação, também não mereceu discussão por parte dos nobres parlamentares várzea-grandenses. Porque será?

São tantos os questionamentos, que certamente ficaria dias enumerando, pois foram dois anos e seis meses de total letargia da maioria de nossos representantes na Câmara. A pergunta é porque tanto rigor com a gestão da prefeita Lucimar Campos e de seu vice-prefeito Arilson Arruda em apenas e tão somente 40 dias?

A oposição é salutar, importante e indispensável, mas precisa ter coerência, responsabilidade e, principalmente, fundamentos. Governo sem oposição é democracia de “fachada”. O contraponto deve ser feito pela oposição. O equilíbrio de uma gestão é mensurado pelo comportamento e qualidade da oposição, não por uma oposição do "quanto pior melhor", mas, por uma oposição proativa, responsável e voltada para a defesa dos interesses da sociedade. Por melhor e bem intencionado que seja o governante, sempre haverá o risco do excesso, e que, muitas vezes, pode ocorrer até mesmo na busca do acerto.

É preciso esclarecer aos internautas do VG Notícias, que a jornalista Edina Araújo não está em defesa da prefeita Lucimar Campos ou Arilson Arruda, mas em favor de Várzea Grande e contra a hipocrisia.

Será que este não é o momento dos nobres vereadores unirem forças para transformar Várzea Grande, cidade sofrida e acabada, da qual foram coniventes, em um lugar melhor para vivermos, com mais saúde, mais dignidade e menos violência? Fica aqui este artigo para reflexão de toda sociedade e, principalmente, dos nobres vereadores de Várzea Grande.

 

*Edina Araújo é jornalista e diretora do site VG Notícias

Comente esta notícia

Rebeca 22/06/2015

2016...Nenhum Vereador reeleito.

positivo
0
negativo
0

MARIA NEPOMUCENO DUARTE 22/06/2015

PARABÉNS, EDNA PELA MATÉRIA. ESSES VEREADORES DE VARZEA GRANDE, TOTALMENTE DESCOMPROMISSADOS COM A POPULAÇÃO...HÁ ANOS QUE NÃO MOVEM UMA PALHA EM FAVOR DO POVO E SÓ FICAM TRAMANDO COISAS DE SEU INTERESSE. É A PURA VERDADE O QE VOCE FALOU.

positivo
0
negativo
0

Os Varzeagrandenses 22/06/2015

Parabéns a esta nobre jornalista Edina Araújo pelos trabalhos prestados por VG,é através deste site Vg notícias que a população fica sabendo dos acontecimentos.Cara jornalista bota pra quebrar em relação aos VEREADORES DE VG, pois já começou o desespero para a releição, podem esquecer nós população vamos dar a resposta nas urnas, FORA TODOS ESTES VEREADORES QUE ESTÃO NO MANDATO, QUEREMOS GENTE NOVA, QUE FAÇA ALGO POR VG, E FREQUENTA A NOSSA VG.

positivo
0
negativo
0

Rebeca 22/06/2015

Vamos fazer o seguinte: é só algum Secretário conversar com um Vereador, gravar a conversa e pronto. Cassação nele. Até os Vereadores de VG pioraram e muito, depois que Jayme saiu em 2004.

positivo
0
negativo
0

ROSEMEIRE ALEXANDRINA DOS SANTOS 22/06/2015

FALOU TUDO SRA JORNALISTA ESPERO QUE OS NOBRES VEREADORES PENSAM E REFLITA SOBRE O ASSUNTO E COMECE A TRABALHAR POR UMA VARZEA GRANDE MELHOR

positivo
0
negativo
0

À. Senhora maria dos anjos... 21/06/2015

Será maria dos anjos, a senhora te com essavhistoria que " tudo que tem em VG foi feito pelosncampos.." A senhora aprendeu isso nos discursos de campanha de Lucimar?? O que tem em VG?? Saneamento básico, planejamento urbano, etc?? Foram deputados, senadores, governadores... A senhora conhece algum outro lugar verdadeiramente civilizado ou apenas várzea grande??

positivo
0
negativo
0

PACUZINHO COMPLEMENTAR!!! PENTE FINO, JÁ 21/06/2015

Prefeita Lucimar, esse pacuzinho pago em forma de lei complementar é prática antiga na Secretaria de Saúde. Se a senhora solicitar para uma equipe (capacitada e imparcial), será constatado que 80% recebem esse pacuzinho como forma de brinde por serem amigos dos chefes. Muitos não fazem nem o que deveriam fazer, mas recebem Pacuzinho Complementar. Pente Fino, já!!!

positivo
0
negativo
0

DICA AOS VEREADORES!!! DICA PARA A PREFE 21/06/2015

ESPERO QUE OS VEREADORES COMECEM A FISCALIZAR A FOLHA DE PAGAMENTO. MUITOS CUPINXAS DO EX PREFEITO CASSADO PINTARAM E BORDARAM, GANHAVAM UM "EXTRINHA", PELO FATO DE SEREM AMIGUINHOS DO PREFEITO OU AMIGUINHOS DOS CHEFES DE SETORES. ACREDITO QUE A PREFEITA LUCIMAR IRÁ SUPERVISIONAR ESSES PAGAMENTOS "EXTRINHAS, PACUZINHO).

positivo
0
negativo
0

Maria dos Anjos Ferreira 21/06/2015

Eu sou Campos, sempre fui e quero por as cartas na mesa: esse negócio de dizer que os Campos nada fizeram, pelo amor de Deus. Tudo o que tem em Várzea Grande eles que fizeram. O que fizeram os outros prefeitos? Me digam.

positivo
0
negativo
0

TRISTONHO 21/06/2015

varzea grande deve estar a mais de mil quilometros do ministerio publico da policia federal do gaeco da secretaria de seguranca pois tudo que foi citado foi comprovado e a distancia desses poderes nao permitiu acae alguama nesta cidaded e a farra foi grande agora estamos na estaca zero e os denunciados gastando o que nao lhes pertence e nos assistindo a tudo indignados e aguardando novas denuncias dessa quadrilha que por aqui passou e nos deixou perplexos com tanta impunidade

positivo
0
negativo
0

14 comentários

1 de 2
Última

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760