26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015, 07:56 - A | A

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2015, 07h:56 - A | A

Redução de Gastos

Prefeito de Cuiabá anuncia corte de cargos e fim de gratificação na Saúde

Mauro Mendes diz que redução é reflexo da crise econômica no país

G1.com

A Prefeitura de Cuiabá anunciou, pela segunda vez em menos de um ano, uma medida de contenção de despesas que inclui, entre outras coisas, cortes de linhas de telefone e frotas de veículos que servem ao município, fechamento do escritório mantido em Brasília (DF) e demissão de servidores comissionados e contratados. A medida foi anunciada pelo prefeito Mauro Mendes (PSB) na última quinta-feira (05.11).

De acordo com o prefeito, os cortes são reflexo da queda de arrecadação provocada pela crise econômica e a forma encontrada para garantir o pagamento dos salários dos servidores em dia e a manutenção dos serviços essenciais como saúde, educação e limpeza pública. Em dezembro de 2014 o município já havia passado por uma reforma administrativa com corte de pessoal e de despesas de custeio.

“Alguns contratos e tipos de serviço obrigatoriamente serão cancelados, para não deixar restos a pagar para 2016. Chega em janeiro e situação não muda e tem aquela despesa para pagar. Como vai ser? Porque o nosso problema não é terminar o ano. Nossa questão é administrar a prefeitura até dezembro de 2016”, afirmou, durante reunião com o secretariado.

Mendes determinou aos secretários a redução de 15% no valor total de cargos comissionados (DAS) e contratos; redução de 25% da frota de veículos oficiais – inclusive de carros que atendam aos secretários -; redução de 30% das linhas telefônicas e cancelamento de empenhos de despesas não obrigatórias e não essenciais.

O prefeito também determinou o fechamento do Escritório de Representação em Brasília, a extinção do 'prêmio-saúde' para a área meio da Secretaria Municipal de Saúde e negociação para redução de 20% do valor dos contratos com fornecedores.

O impacto que tais medidas terão será anunciado nesta semana, após a entrega, por parte dos secretários, de relatórios com os valores a serem economizados em cada pasta.

Obras

Segundo Mendes,  a redução de despesas também possibilitará à prefeitura concluir obras já iniciadas na capital, como é o caso do novo Pronto-Socorro de Cuiabá e das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), da construção dos projetos Porto Cuiabá e Parque das Águas e sa revitalização do parque Tia Nair.

O programa Novos Caminhos, que tem por meta asfaltar 300 km de ruas da capital até 2016 – dos quais 200 km já foram concluídos e entregues –, e a conclusão de 500 km de recapeamento da cidade também estão entre as prioridades da administração municipal, segundo o prefeito.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760