25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016, 11:08 - A | A

Segunda-feira, 10 de Outubro de 2016, 11h:08 - A | A

multivacinação

Campanha em VG imuniza mais de 4 mil crianças e adolescentes

Redação/VG Notícias com assessoria

Divulgação

vacinação

 

A Campanha Nacional de Multivacinação atingiu seu objetivo no município de Várzea Grande, imunizando mais de 4 mil crianças e adolescentes. Foram aplicadas 6.801 doses de vacinas.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 2 mil crianças entre 0 e 5 anos foram vacinadas. O número de adolescentes imunizados chegou a 2.296, sendo 1.193 doses de HPV. A campanha foi uma estratégia do Ministério da Saúde que teve como objetivo colocar em dia o caderno de vacinação do público alvo.

A imunização foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande entre os dias 19 e 30 de setembro, nas 19 unidades de saúde do município. Foram oferecidas à população alvo as vacinas de rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde.

“A campanha foi específica para este público alvo entre crianças e adolescentes e o resultado alcançado foi bastante satisfatório. É importante ressaltar que essa campanha não existe uma meta de vacinação a ser atingida. O objetivo maior é atualizar o cartão de vacinas, buscar quem falta para tomar a segunda e terceira dose da vacina para garantir mesmo a imunização.Teve casos de crianças e adolescentes tomarem mais de um tipo de vacina, o que oportunizou colocar em dia o cartão vacinal. As vacinas ficarão disponíveis nas unidades de saúde, por fazerem parte do calendário da vacinação. Os pais ou responsáveis que não levaram as crianças e os adolescentes no período da Campanha para vacinarem, podem levar a uma das unidades da Rede SUS. Os serviços de vacinação estão disponíveis nos horários de atendimento das unidades”, ressalta a responsável técnica da Imunização em Várzea Grande, Vitesinha Rosa dos Santos Almeida.

Para as crianças de 0 a 5 anos foram aplicadas doses das vacinas BCG, Hebatite (A e B), Polio inativada, Peneumo 10, Meningocócica, Febre Amarela, Trípice viral, Tetraviral e Poliomielite.

Já no caso de crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos as vacinas ofertadas durante a campanha foram: HPV, febre amarela, Tríplice viral, DTPA e DT. As duas últimas são aplicadas para prevenir difteria, tétano e coqueluche. A DTPA é utilizada somente em adolescentes gestantes. É a primeira vez que a campanha abrange público de 9 a 15 anos incompletos.

As doses das vacinas vieram do Ministério da Saúde e as 19 unidades de Saúde de Várzea Grande ficaram à disposição da campanha . “Todas as unidades estão bem municiadas com essas vacinas que fazem parte do calendário. Também já estamos fazendo essa campanha na zona rural aonde as equipes vão até as localidades mais afastadas para aplicar a vacina nas crianças e adolescentes. O esclarecimento aos pais é sobre a vacina da poliomielite que devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não tenham completado o ciclo vacinal, composto em três doses da vacina injetável e mais duas doses de reforço em versão oral (gotinha),” esclarece Vitesinha.

Conforme o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal dos adolescentes no Brasil ainda não é adequada, por isso a campanha incluiu essa faixa etária e pretende mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o Cartão de Vacinação. Para isso, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas para os postos de saúde de todo o País.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todas as unidades que desenvolveram a campanha continuam realizando a vacinação. O horário de atendimento nas unidades é das 7h às 17 horas de segunda à sexta.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760