26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014, 13:38 - A | A

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014, 13h:38 - A | A

Denúncia

Sindicato acusa diretoria do DETRAN de usar carros de luxo, locados pelo órgão, para fins particulares e cobra mais transparência

De acordo com a presidente do Sindicato, Veneranda Acosta, os veículos não têm permanecido no órgão nos finais de semana o que demonstra indícios de que estão sendo utilizados irregularmente, para fins particulares.

por Rojane Marta/VG Notícias

O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Sinetran-MT), acusa a diretoria do Detran de usar para fins particulares os carros de luxos (entre eles uma SW4) locados pelo órgão. De acordo com a presidente do Sindicato, Veneranda Acosta, os veículos não têm permanecido no órgão nos finais de semana o que demonstra indícios de que estão sendo utilizados irregularmente, para fins particulares.

Conforme a presidente do Sindicato, o órgão tem se negado a repassar informações quanto aos carros locados, quantidade e valor do contrato de locação, por isso, nesta terça-feira (21.01), ela protocolou junto aos órgãos de controle, denúncia contra a recusa do Detran-MT em fornecer as informações sobre os veículos.

Ainda, o Sindicato questiona a falta de identificação dos veículos. “Nenhum deles está adesivado e como grande parte é locada, estão emplacados com placas da cor cinza, comum, o que dificulta a fiscalização do uso correto dos veículos e contrária a Lei nº 9.753 de 11/06/2012”, destacou.

Veneranda citou também as dificuldades financeiras que órgão enfrenta, enquanto que a diretoria usufrui, sem controle, de bens públicos. “O DETRAN tem passado por muitas dificuldades desde o ano de 2012, faltando as coisas mais básicas possíveis e enquanto isso, estamos tendo locação de carros de luxo sem sequer estar adesivado. Precisamos saber quantos veículos estão sendo locados e pagos pelo Detran e se corresponde a realidade que temos visto nos pátios, bem como, o total do consumo de combustível” contestou.

O Sindicato afirmou que já protocolou, por duas vezes, ofício no Detran, solicitando as informações acerca das locações, porém, não foi atendido. Segundo a presidente do Sindicato, o presidente do Detran/MT, Eugênio Ernesto Destri, ignorou a Lei de Acesso à Informação ao responder que “não poderia relacionar os veículos locados e de propriedade do Detran porque se trata de dados sigilosos e que não devem ser prestados neste momento, pois são utilizados em atividades de inteligência, investigação e fiscalização da Entidade”.

No entanto, Veneranda contestou e destacou que a resposta não cabe como desculpa e mesmo se tivesse com os setores em atuação, isso não impediria a identificação dos carros. “Mesmo que fosse permitido a falta de identificação de tais veículos, nem todos estariam à disposição desse serviço” enfatizou.

O Sindicato garante que a categoria irá fiscalizar a aplicação dos recursos do DETRAN-MT de forma contínua. “Iremos acompanhar os gastos da entidade para ver onde estão sendo aplicados, já que continuamos com uma estrutura extremamente sucateada, com prédios comprometidos, sanitários quebrados, falta de equipamentos e trabalhando com móveis em condições inservíveis, o que afeta a saúde dos servidores do DETRAN-MT". Com informações assessoria.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760