13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2014, 13:50 - A | A

Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2014, 13h:50 - A | A

UFMT em VG

Mesmo sem campus em VG, UFMT abre 150 vagas para cinco cursos no município; Campus deve ficar pronto somente em 2015

Conforme o projeto será construído três blocos, contendo 24 salas de aula, oito laboratórios, restaurante universitário, biblioteca e setor administrativo.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Várzea Grande ainda não possui um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), mas já abriu 150 vagas para os estudantes que desejarem estudar um curso superior no município.

Segundo consta na lista de vagas do Sistema de Seleção Unificada (SISU 2014), em Várzea Grande a UFMT oferta em seu campus vagas para cinco cursos de engenharia. Os cursos são para engenharia química, engenharia de minas, engenharia da computação, engenharia de automação e controle, e engenharia de transportes.

No entanto, as obras no local destinado para construir o campus da UFMT ainda não saíram do papel. A área que irá receber o campus fica localizada na região conhecida como Chapéu do Sol, município de Várzea Grande, e tem 100 hectares. A obra foi autorizada pelo Ministério da Educação no fim de 2012 - e o espaço doado por um empresário do município.

Conforme o projeto será construído três blocos, contendo 24 salas de aula, oito laboratórios, restaurante universitário, biblioteca e setor administrativo.

De acordo com o vice-reitor da UFMT, João Carlos de Souza, a ordem de serviço para construção do campus deve ser concedida no fim deste mês. “As obras devem iniciar no fim deste mês e no máximo em 24 meses (ou seja, dois anos) eles devem se encerrar”, disse o vice-reitor.

Segundo ele, enquanto as salas e o laboratório não ficam prontos, os acadêmicos que foram aprovados para ingressar no campus, iniciarão as aulas (no segundo semestre deste ano) em salas da UFMT da Capital. “As salas e os laboratórios já estão preparados para receber os alunos”, destacou.

Ainda de acordo o vice-reitor, a expectativa é que os alunos que foram ingressar em 2015, iniciem os estudos no novo campus da instituição de ensino.

“Temos como meta, que no segundo semestre de 2015, quando novos alunos foram inscritos para estes cursos, eles possam ser lotados na nova instalação do campus em Várzea Grande, com biblioteca e restaurante universitário”, finalizou João Carlos de Souza.

Demora da Obra – De acordo com João Carlos de Souza, as obras devem iniciar ainda em janeiro, devido algumas questões burocráticas que precisaram ser resolvidas. A primeira dela foi ter conseguido um local adequado para construção do campus da universidade.

Depois uma equipe da UFMT precisou elaborar projetos pedagógicos e físicos de construção para o novo campus, e foram necessários um período de 1 ano para que fossem concluídos.

Nesse período, a UFMT ainda buscou legalizar a área recebida do empresário, já que ela estava em uma zona rural e precisa ser adequado para urbano, para depois receber a construção do campus.

“Tudo isso levou tempo e por isso que vamos iniciar a construção do campus agora”, encerrou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760