25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 21 de Maio de 2013, 08:36 - A | A

Terça-feira, 21 de Maio de 2013, 08h:36 - A | A

Por falta de recursos, Várzea Grande pode perder campus da Unemat para Cuiabá

Por falta de recursos financeiros, Várzea Grande pode perder a instalação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A informação é do reitor da Unemat, Adriano Silva.

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Por falta de recursos financeiros, Várzea Grande pode perder a instalação da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A informação é do reitor da Unemat, Adriano Silva.

Em entrevista ao VG Notícias, o reitor disse que a instalação do campus da Unemat em Várzea Grande não depende apenas da instituição, mas também de uma contrapartida da cidade. De acordo com ele, Várzea Grande é a cidade mais credenciada na baixada cuiabana para receber as instalações da universidade, no entanto, passa por uma crise econômica que pode não contribuir com a parceria que a universidade necessita.

Apesar de o município já ter uma área para a implantação do campus – localizada na região do 'Chapéu do Sol' -, o reitor lembra que a instalação da Universidade Estadual não implica apenas em doação de uma área, mas depende de recursos para investir em infraestrutura, já que o município deve ter uma contrapartida na edificação do campus.

“Apenas doar uma área não pode garantir a vinda da Unemat. Para instalação tem toda a parte de infraestrutura que necessita de recurso o qual o município sendo parceiro nessa parte facilitaria e agilizaria muito mais o processo. Assim, qualquer município da baixada cuiabana que nós oferecer uma parceria ficará mais fácil o campus da Universidade se instalar”, garantiu Adriano.

Conforme o reitor, o município que pretende contar com um campus da Unemat necessita ser parceiro da universidade e todo o processo, devido ao fato que a instituição contribui na parte social e econômica da cidade em que se instala. “Nós não proporcionamos apenas na parte social, mas também mexemos de forma positiva com a economia do município”, frisou.

Adriano disse ainda, que caso a universidade venha a se instalar em município da baixada cuiabana será entre o fim de 2014 e início de 2015. “Temos que fazer um estudo de viabilização primeiro, depois montar um processo de instalação para que o conselho da Unemat possa avaliar a implantação, para decidir se instala ou não”, finalizou o reitor.

Com a crise financeira de Várzea Grande, Cuiabá é o município da baixada cuiabana, mais cotado para receber o campus da Unemat, já que “briga” há alguns anos com Várzea Grande pela implantação da Universidade Estadual. Várzea Grande e Cuiabá são dois dos 13 municípios que compõe a região da baixada que contam ainda com Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Alto Araguaia entre outros.

Vale destacar que os deputados aprovaram na Assembleia Legislativa um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que amplia a autonomia financeira da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). A proposta prevê a ampliação dos campos da universidade estadual em todo Mato Grosso, mas não cita os municípios que devem ser contemplados.

Outro Lado – O secretário de Governo de Várzea Grande, Ismael Alves disse ao VG Notícias, que a Prefeitura já vem economizando dinheiro em caixa para conseguir acumular recursos para pode aplicar na estruturação do campus da Universidade Estadual.

“Não vamos perder a Unemat porque ela já é nossa. Já temos o terreno para implantação da universidade e já estamos economizando recurso para podermos investir na implantação dela no município. O prefeito Walace Guimarães (PMDB) e o governador do Estado (PMDB) já vêm dialogando para que isso seja concretizado o mais rápido possível”, declarou o secretário.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760