13 de Maio de 2024
13 de Maio de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 03 de Outubro de 2012, 08:05 - A | A

Quarta-feira, 03 de Outubro de 2012, 08h:05 - A | A

Operação do Ipem-MT assegura mais tranquilidade ao consumidor

Ipem realiza Operação Especial do Dia das Crianças em Cuiabá e VG

Assessoria/Ipem-MT

 

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) será mais rigoroso na Operação Especial do Dia das Crianças deste ano. De olho na conformidade dos brinquedos e bicicletas de uso infantil, que estão disponíveis no comércio, a equipe verificará também a padronização das orientações. A medida visa apertar o cerco com relação aos cuidados na fabricação dos produtos. Em Mato Grosso, a operação está centrada em Cuiabá e Várzea Grande entre os dias 1º e 05 de outubro.

“A Operação Especial serve para monitorar determinado produto, nesse caso os brinquedos e bicicletas de uso infantil. A expectativa é positiva, o segmento está bem controlado, sem erro. Isso traz tranquilidade para o consumidor na hora da compra, mas não podemos deixar de passar as orientações”, destacou o coordenador de Avaliação e Conformidade do Ipem-MT, Bento Francisco Gomes Bezerra.

A primeira dica é verificar se o produto ostenta o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.  Além do Selo, é importante estar atento à faixa etária que pode fazer uso do produto. As descrições devem estar legíveis, visíveis, indeléveis (que não se pode apagar) e em idioma nacional. “O consumidor deve adquirir brinquedos de acordo com a faixa etária, certo para a idade recomendada para evitar acidentes. Nos casos de presentes que tenham projéteis, estes devem estar informando que não se deve apontar para os olhos e para a face. Brinquedos eletrônicos a voltagem recomendada é de 12 volts”, explicou Bento.

Outro fator importante é reconhecer o nome ou razão social do fabricante e/ou importador. Isso facilitará uma eventual rastreabilidade do produto ou reclamação.

NÃO É BRINQUEDO – Enfeites de Natal, quebra cabeça acima de 500 peças e jogos de vídeos que são ligados ao monitor estão entre os itens que não são considerados brinquedos. Quanto ao tablet, uma das tendências de mercado que atende ao pedido do público infanto-juvenil, integra a lista de produtos eletrônicos.

A Operação do Ipem fiscaliza carrinhos, bonecas, ioiôs, quebra cabeças abaixo de 500 peças, bolas em geral, brinquedos com contas coloridas e outros conforme as Portarias 108/2005, 133/2003, 049/2008, 038/2005 e 321 do Inmetro.

CARTILHA - No site do Inmetro www.inmetro.gov.br, está disponível uma cartilha sobre segurança infantil. Os cuidados apresentados estão em todas as áreas da casa. Pais e/ou responsáveis devem estar atentos em tudo desde o uso da chupeta aos artigos escolares. As tomadas, escadas, cortinas, móveis, brinquedos, janelas e varandas, fogão, vaso sanitário, armário, baldes, sacolas plásticas, produtos de limpeza e diversos outros exemplos podem causar acidentes com a galerinha.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760