Várzea Grande inicia esta semana com menos um candidato a vereador. O candidato a reeleição, vereador Toninho do Glória (PV), em entrevista ao VG Notícias, anunciou que abandou a “corrida” eleitoral na briga por uma das 21 cadeiras da Câmara Municipal da cidade.
Toninho disse que recuou do seu projeto político depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), manteve a decisão do indeferimento do registro de sua candidatura, na última quinta-feira (06.09).
O vereador destacou que a sua campanha sofreu uma “baixa” depois que o TRE manteve o indeferimento e por isso decidiu recuar da candidatura. “Minha campanha deu uma baqueada depois da decisão, eu decidi então, por recuar da minha candidatura”, relatou Toninho.
O parlamentar várzea-grandense expressou que sente muito chateado com o ocorrido e que não esperava por esta decisão, já que, segundo ele, realizou um trabalho muito bom frente à Casa de Leis do município, realizando vários trabalhos e projetos em prol da sociedade várzea-grandense.
“Eu não esperava por isso, pela atuação que venho desempenhando na Câmara, não deveria ter acontecido isso comigo”, disse o vereador, em tom tristonho.
Entretanto, Toninho do Glória, entrou com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tentando reverter à decisão do indeferimento do registro. “Entrei com um recurso no TSE, o não eu já tenho, agora, vou atrás de um sim”, desabafou o parlamentar.
Segundo o vereador, tudo o que ele tinha de perder, já perdeu. “Não tenho como eu sofrer mais prejuízo do que já sofri. Não tenho mais o que perder. O que der no Tribunal Superior está bom”, finalizou Toninho.
Entenda o Indeferimento - Toninho teve o diploma de vereador cassado em 2009, e, desde então tenta derrubar decisão. Pesa sobre o vereador, a condenação que o tornou inelegível por três anos a contar da eleição de 2008.
Ele é acusado de cometer abuso de poder econômico e político. Em 2008, Toninho foi flagrado distribuindo bens materiais, brindes e prêmios, pouco antes do início da campanha eleitoral. Conforme consta dos autos, Toninho promoveu um bingo no dia do aniversário de Várzea Grande (15.05), intitulado: "4º Festival de Prêmios do Toninho". Na época, Toninho era presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Glória e divulgou seu nome em todo material publicitário relacionado ao evento. O juiz da 49ª Zona Eleitoral, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto entendeu que Toninho tentou se autopromover.