O prefeito de Várzea Grande, Maninho de Barros (PSD), dobrou o valor pago aos membros do conselho liquidante da extinta Fundação de Saúde de Várzea Grande (Fusvag).
O conselho é composto por cinco membros, sendo, um diretor presidente, um diretor administrativo e financeiro, um diretor de contabilidade, um assessor jurídico e um membro representante do Controle Interno.
Os membros do conselho eram remunerados em mil reais cada, porém, Maninho publicou um decreto (90/2012) dobrando este valor, para R$ 2 mil. Por mês, o município desembolsará R$ 10 mil com estes servidores, apenas na contraprestação dos serviços do Conselho Liquidante FUSVAG, fora os subsídios mensais recebidos. No entanto, o decreto estipula que o valor não pode ser incorporando em hipótese alguma à remuneração dos membros.
De acordo com o decreto 46/2012, que constituiu o conselho liquidante, os membros foram nomeados por livre iniciativa do prefeito municipal, por meio de portaria. Na gestão de Maninho, o Conselho Liquidante da FUSVAG ficou composto com os seguintes servidores: diretor presidente: Edílson Roberto da Silva (Finanças); diretor administrativo e financeiro: Luiz Marcel Leon Bordest (Finanças); diretor de contabilidade: Antonio Leite de Barros Neto (administração); assessor jurídico: Izabeli de Arruda Barros (Administração) e representante do Controle Interno: Denize Rosa de Morais. Havendo renúncia, morte ou exoneração de um dos membros do CLF/SMS, o prefeito municipal indicará outro para ocupar o lugar.
Atribuições - O Conselho Liquidante tem como função gerir o passivo da extinta Fusvag e negociar os débitos, estabelecendo critérios de pagamento e lista preferencial, com base no maior deságio (descontos) obtido entre os credores. Os membros efetuarão o levantamento dos processos, com o objetivo de demonstrar o montante devido a cada credor, bem como dispor de um controle gerencial dos débitos. A previsão para o término desse levantamento será em dezembro.
Todas as suas decisões deverão ser colegiadas e ter aprovação da maioria simples.