O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), divulgou o relatório da previsão do tempo e do clima para este mês de setembro. De acordo com a estimativa, o sol forte e baixa umidade relativa do ar na maior parte do Estado de Mato Grosso, deverão se agravar até o final deste mês.
Em Várzea Grande, um dos municípios mais atingidos com o intenso calor, os termômetros deverão marcar até 40ºC e a mínima será de 23ºC, sem previsão de chuva.
Segundo o 9º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar deverá ficar com índices inferiores a 20%. A Organização Mundial de Saúde (OMS), informa que o ideal para a saúde são índices superiores a 60%.
O coordenador da Defesa Civil de Várzea Grande, Juliano Lemos, explica que com as altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar deixam o tempo muito seco. Ele orienta que para evitar problemas de saúde seguem importantes dicas preventivas:
*Beba muita água. Hidratação oral permanente. Sucos naturais e água de coco.
- Na alimentação, substituir alimentos fritos por assados. Evitar alimentos muito salgados. Escolher sorvetes de frutas.
- Evite realizar exercícios físicos e exposição ao sol, nos horários das 10h às 16h.
- Use roupas leves e de cores claras.
- Evite banhos muito quentes e demorados, que ressecam a pele.
- Utilize soro fisiológico nas narinas e nos olhos, se apresentarem irritação.
- Deixe os locais umedecidos com umidificadores de ar, toalhas umedecidas ou recipientes cheios de água.
- Se sentir tonturas, dor de cabeça, palidez ou pulso fraco, vermelhidão ou rubor facial pode ser desidratação. Beba água, resfrie a pele e procure local fresco. Se não melhorar, procurar imediatamente os serviços de saúde.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).