A prefeita Lucimar Campos (DEM) entregou na manhã desta segunda-feira (20.01) as obras de reforma geral das novas instalações da Estratégia Saúde da Família (ESF), Maria Galdina da Silva, localizada no bairro Vila Arthur. A expectativa é que a unidade venha atender 12 mil pessoas da região do Vila Arthur.
De acordo com o município, a ESF é a antiga unidade do PSF e tem como objetivo promover a qualidade de vida da população e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação e o uso de tabaco.
Segundo a prefeita Lucimar, a unidade é mais um reforço na Atenção Primária, não apenas com novas estruturas e profissionais, mas com suprimentos e insumos. “O atendimento tem reduzido de forma considerável as filas por atendimento mais complexo nas unidades de urgência e emergência, como nas UPAS e no Hospital Pronto-Socorro. Esse trabalho preventivo com resolutividade é que faz a diferença no dia-a-dia da nossa população”, destacou a gestora.
Ela ainda acrescentou: “Temos filas no SUS? Sim, temos. E temos por que aqui em Várzea Grande o Sistema Único de Saúde funciona de portas abertas e sem cobrar nada, totalmente gratuito. Atende a todos. Atende quem mora em Várzea Grande, quem mora na Baixada e quem mora no Estado e até fora dele. E quem precisa da nossa saúde recebe atendimento do começo ao fim, é medicado, faz exames em aparelhos de última geração e em casos de consultas de rotina, tem remédios na farmácia à disposição. Não é fácil manter uma estrutura dessas, pois quanto mais eficientes somos, maiores demandas surgem”.
O secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes, lembrou que foram dois meses de obras na unidade do Vila Arthur e que durante este período toda a comunidade foi atendida na unidade do Jardim Glória.
“Temos uma estrutura funcional resolutiva atualmente, graças a um corpo clínico e profissional engajado e motivado, por isso bons resultados estão sendo contabilizados. Nessa engrenagem todos dão sua cota de dedicação, do mais humilde servidor, passando pelos profissionais da enfermagem e da medicina, tudo para atender à população”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).