16 de Setembro de 2024
16 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012, 08:50 - A | A

Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2012, 08h:50 - A | A

Três casos de Hanseníase foram notificados pelo CDT/VG

Pacientes de Hanseníase recebem o apoio de uma terapeuta

Secom-VG

Nesta semana, três casos de Hanseníase foram notificados pelo Centro de Doenças Tropicais (CDT).  Os pacientes já iniciaram o tratamento pela unidade de saúde.

O CDT, por meio do projeto “Busca Ativa” visa detectar novos casos e suspeitos de Hanseníase e Tuberculose. Idealizado pelo CDT, o projeto teve a primeira etapa no de 2011. Dando sequência neste ano com uma equipe que se desloca do Centro - visitando todas as unidades de saúde oferecendo auxílio e orientações; além da consulta realizam levantamento e diagnóstico das doenças.

“Realizamos também mutirões nas escolas com avaliações e orientações que são encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde, próximas da residência do usuário”, destacou a enfermeira do CDT, Neide da Silva.

Ela informa que esta sendo realizado no CDT, um projeto de pesquisa - por acadêmicos de mestrado e doutorado da UFMT com os pacientes de Hanseníase em início de tratamento, onde são colhidos materiais para biópsia e ao mesmo tempo são avaliados por uma odontóloga e, encaminhados para avaliação e tratamento dentário no CEOPE (Centro Odontológico de Pacientes Especiais).

Os pacientes de Hanseníase recebem o apoio de uma terapeuta ocupacional que realiza um trabalho especial para que sejam inseridos no mercado de trabalho e na vida social.

A equipe do CDT conta com 06 médicos, 01 psicólogo, 01 terapeuta ocupacional, 01 assistente social, 01 farmacêutico, 02 bioquímicos, 03 enfermeiros, 06 técnicos de laboratório, 02 fisioterapeutas, 01 nutricionista, 01 pedagogo e 01 responsável pela Unidade.

Brasília - O encontro realizado em Brasília, entre os dias 26 a 29 de novembro, contou com a participação da enfermeira Neide da Silva. Segundo ela, o encontro teve como objetivo apresentar o Tratamento Diretamente Observado (TDO) – que visa diagnosticar o cliente com Tuberculose e medicá-lo diariamente na unidade de saúde frente ao profissional.

“Muitos desistes de tomar o remédio ou jogam fora. É importante que os profissionais acompanhem o paciente em suas unidades de saúde garantindo a cura do cliente”, alertou a enfermeira.

As pessoas que suspeitam da contaminação pela Hanseníase e Tuberculose devem procurar o Centro de Doenças Tropicais, no “Complexo da Saúde”, localizado na Rua São Pedro, esquina com a Rua Santo Antônio, na região Central. Outras informações telefone: 3692-1443.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760