07 de Maio de 2025
07 de Maio de 2025

Editorias

icon-weather
07 de Maio de 2025
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 25 de Abril de 2016, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 25 de Abril de 2016, 06h:30 - A | A

Várzea Grande

Soares diz que é possível melhorar saúde de VG

O secretário de Saúde, Luiz Soares disse que o povo de VG é ótimo

Edina Araújo/VG Notícias

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Luiz Soares, em entrevista ao VG Notícias, afirmou que é possível minimizar o problema da saúde no município, estabelecendo prioridades. Luiz Soares veio para administração da democrata como subsecretário, mas em 11 de março assumiu como secretário, no lugar de Cassius Clay, a convite da prefeita Lucimar Campos (DEM).

Segundo ele, depois de um mês à frente da pasta, já é possível ter uma visão da rede de saúde do município.

“Depois de um mês, eu já tenho visão geral da rede. Mas é preciso fazer um trabalho de reorganização da rede já existente, para aumentar a capacidade de atendimento aos cidadãos várzea-grandenses. Alguns serviços que tem no Pronto-Socorro, com certeza não deve ser colocado em ambiente hospitalar, sobretudo, uma unidade de emergência funcionando 24 horas, a exemplo, de vacinação, que traz mães e crianças e aumenta muito o número de pessoas na unidade. É preciso afastar este serviçodo Pronto-Socorro para as unidades de atenção primária e segundária e PSFs (as chamadas Policlínicas). Eu já comecei a fazer este trabalho. Não diria que vai desafogar, mas amenizar esse excesso de gente circulando dentro do Pronto-Socorro”, justificou.

Conforme o secretário, até o próximo mês, maio, as cirurgias eletivas não serão mais realizadas no Pronto-Socorro. Ele explicou que a Secretaria de Saúde está firmando um convênio com o Centro de Estudos Dr Cervantes Caporossi, para que as cirurgias sejam feitas em Hospitais Filantrópicos, como Santa Helena e Santa Casa de Misericórdia em Cuiabá.

“Já vamos começar a tirar de dentro do Pronto-Socorro as cirurgias eletivas, que são cirurgias geral e aquelas agendadas, são sérias, mas o paciente não corre risco de vida. Assim vamos abrir mais espaço no Pronto-Socorro para as emergenciais. Temos quatro salas de cirurgias, mas é preciso mais salas abertas, o Samu chega a toda hora, e as vezes chega alguém pelo Samu e vai para o  box de emergência e o centro cirúrgico está sendo usado para cirgurgia eletiva. Por isso, estas cirurgias serão feitas fora daqui, por meio de um convênio que estamos fazendo com Centro Formador de Residência Médica de muita respeitabilidade, de muita credibilidade e com tabela SUS”.

De acordo com Luiz Soares, as cirurgias serão feitas por profissionais médicos, médicos professores e médicos treinando para residência em cirurgia geral.

“Isso vai dar resultado sob ponto de vista de diminuir o excesso e de pessoas na unidade de saúde. Outras situações, que as vezes não são obras físicas e equipamentos, mas que podem melhorar a rede de saúde. Evidente que gostaria de ter mais tempo, mas tenho um contrato de trabalho com a prefeita Lucimar até dezembro”, explicou.

Soares se convenceu a trabalhar em Várzea Grande por acreditar que pode ajudar a prefeita Lucimar e o povo várzea-grandense. “O que mais me convenceu foi a frase que a prefeita me disse foi, Dr Luiz,  o povo de Várzea Grande é bom. E eu diria que é ótimo”, finalizou.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760