O desenho figurativo usado para representar idosos em placas indicativas de atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais e de serviços, será alterado em Mato Grosso.
Atualmente, o símbolo (pictograma) utilizado é de um idoso curvado, com as mãos na cintura e com uma bengala.
Contudo, o governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a lei 11.590/20221, de autoria do deputado Paulo Araújo (PP), e autorizou a troca por uma figura representando uma pessoa em pé e com a escrita 60+.
Ao justificar a proposta apresentada, Paulo Araújo disse que a nova imagem representa melhor a atual condição dos idosos no país e principalmente em Mato Grosso.
"A causa determinante para tal mudança no pictograma é bastante óbvio, tratando-se de uma adequação aos novos tempos e às condições físicas e mentais que as pessoas com mais de 60 anos se encontram nos dias atuais" defendeu.
Segundo ele, a imagem pode até parecer irrelevante para alguns, mas sem sobra de dúvidas, pode influenciar a autoestima das pessoas que chegam nesta faixa etária.
"Pois, nos tempos atuais, pessoas com 60, 70, 80 anos e até mais idade, apresentam uma condição muito superior àquela havida nos anos 90, quando foi implantado tal desenho nestas placas, sendo que logo após, por não haver na época uma normatização, o símbolo foi incorporado pela ABNT, mas deixando claro que este símbolo sofreu uma pequena alteração, onde hoje a própria ABNT está revendo esta imagem” destacou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).