Dois pontos críticos no trânsito de Várzea Grande, entre outros trechos que estão sendo estudados, podem estar com os dias contados: no início da avenida Fillinto Müller, na chegada do contorno do Várzea Grande Shopping, na altura do Aeroporto Marechal Rondon, e na extensão da avenida João Ponce de Arruda, na chegada trincheira.
A informação é do coordenador municipal de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, departamento vinculado à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande. Para isso, será necessário um efetivo maior de agentes de trânsito, como ocorre em outras cidades, mas esse problema está em estudo e o prefeito já anunciou que pretende ampliar o número de agentes e de agentes da Guarda Municipais, no segundo semestre.
O coordenador disse também que a Prefeitura de Várzea Grande está alinhando parcerias com a própria Guarda Municipal e com a Polícia Militar – via Batalhão de Trânsito (BPTRAN) para ver a viabilidade de deslocar pessoal para controlar o trânsito nos dois pontos mais críticos. “Isso pode ser através de sinais sonoros representados pelos silvos do apito do agente de trânsito.
Estrangulamento
Atendendo a pedidos dos internautas, o esteve no local. Diariamente, a partir das 18 horas até às 20 horas, na avenida Fillinto Müller o fluxo de veículos aumenta e fecha as duas vias. Há casos em que o motorista, metro a metro, gasta até meia hora para chegar no leito da pista em que outros veículos fazem o contorno.
Com o movimento em alta, os motoristas têm que ter muita paciência na espera de um ‘espaço’ para chegar nas duas vias de acesso. Lá na frente, a situação é a mesma.
Cidomar reconhece o problema, mas diz que a coordenadoria vem trabalhando intensamente para solucionar o problema. Projetos para aprimorar a segurança viária, a Prefeitura de Várzea Grande, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, vem atuando na melhoria da sinalização das vias da cidade, onde somente no ano 2021 foram contemplados mais 50 bairros com sinalização horizontal e vertical, visando a melhoria do trânsito da cidade.
Conforme Cidomar, o aumento da frota, com o surgimento de polos geradores de tráfego, o crescimento dos bairros e principalmente no grande fluxo de circulação de veículos e motocicletas nas vias entrais, tem sobrecarregado o sistema principalmente nos horários de picos.
Ele informa que somente em 2022, já foram implantadas mais de 300 placas novas e manutenção de 220 placas existentes distribuídos em mais 37 bairros somente, nestes últimos 5 meses, além de seguir um cronograma de trabalho correspondente as demandas de solicitações protocolada na pasta, sendo executados os serviços dentro de uma programação orçamentária da pasta, com mais de 20 km de pinturas e demarcação horizontal de Sinalização.
O trabalho é realizado tanto pela Equipe técnica da Coordenadoria de Mobilidade da Secretaria, e também pela empresa licitada. A revitalização da sinalização garantirá mais segurança aos pedestres, ciclistas, pilotos e motoristas, que trafegam pelas ruas e avenidas do nosso município. Essa ação tem o objetivo ampliar o número de cruzamentos sinalizados, deixando as vias públicas com maior visibilidade, como paradas obrigatórias e faixas de pedestres para evitar infrações de trânsito e melhorar a segurança e a fluidez do tráfego.
Entre as vias comtempladas nesse primeiro momento, podemos citar avenida Filinto Muller (Perímetro ao trevo do São Matheus); avenida Eduardo Gomes (Região do Ipase ate o Bairro Costa Verde); avenida Leôncio Lopes, (Perímetro, Trevo do Bairro Santa Maria, Primavera, Capela do Piçarrão, Vitoria Regia,15 de maio até o trevo rodovia dos Imigrantes; avenida Chile, nos perímetros dos Bairros Jardim Imperial, Tarumã, Mapim, Cabo Michel e Jardim dos Estados. Além dos Bairros Canelas, Planalto Ipiranga, Ipase, Jardim Aeroporto, entre outros; Região do Grande Cristo Rei, avenida Ary paes Barretos, Dom Orlando Chaves, avenida Gonçalo Botelho, além de melhorias na sinalização Cohab cristo rei, Parque do Lago, Hélio Ponce, Maringá I, Flor do Ypé, Joaquim Curvo.
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