24 de Junho de 2024
24 de Junho de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 28 de Agosto de 2022, 08:35 - A | A

Domingo, 28 de Agosto de 2022, 08h:35 - A | A

Mato Grosso

Prefeito determina que cães perigosos usem focinheira e coleira; ataques serão responsabilidade de donos

O uso da focinheira, da guia e da coleira é obrigatório para as raças de cães Fila, Rottweiler, Doberman, Pitbull, Pastor Alemão entre outras

Adriana Assunção/VGN

O prefeito do município de Brasnorte (a 580 km de Cuiabá), Edelo Marcelo Ferrari (União) sancionou a Lei nº. 2.691/2022, que obriga uso de focinheira, da guia e da coleira em cães considerados perigosos que passeiam pelas praças e vias públicas da cidade.

Segundo a lei, os acessórios são obrigatórios em todos os cães das raças consideradas violentas ou que tenham peso superior a 20 Kg, quando estiverem em seus passeios pelas praças e vias públicas da cidade.

“O uso da focinheira, da guia e da coleira é obrigatório para as raças de cães Fila, Rottweiler, Doberman, Pitbull, Pastor Alemão, Mastin-napolitano, Bullterrier e American stafforshire”, cita trecho da lei.

Leia também: Prefeito concede 15% de RGA aos vereadores em cidade de MT

De acordo com a lei publicada no Diário Oficial de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), que circulou na quinta-feira (26.08), os donos dos cães serão responsabilizados por ataques ou danos causados por seus cães fora de seu domicílio familiar.

Ainda segundo a norma, o Poder Executivo definirá o órgão competente para efetuar a fiscalização e estabelecer as diretrizes básicas para colocar a lei em prática. O município poderá acionar a Polícia Militar, quando necessário. “Caberá ao Poder Executivo Municipal baixar portaria regulamentando a presente Lei, onde conterá inclusive o valor da multa a ser aplicada em caso de não cumprimento da mesma.”
Já os animais de pequeno porte poderão circular sem focinheira, mas terão de usar guia e coleira.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760